20.1 C
Arapiraca
Segunda-feira, 24 Junho, 2024

Rei Charles III homenageia soldados do Dia D: ‘Impossível imaginar as emoções que sentiram naquele dia’

O rei Charles III, em tratamento contra um câncer, fez uma aparição pública, nesta quarta-feira (5), para homenagear os soldados aliados que combateram no Dia D, que completa 80 anos, nesta quinta-feira (6). Acompanhado pela rainha Camilla e pelo príncipe William, o monarca participou de uma cerimônia em Portsmouth antes de seguir para a França, onde se reunirá com líderes ocidentais para mais homenagens.

O Dia D é considerado um marco na Segunda Guerra Mundial na Europa, quando 156 mil soldados e 20 mil veículos desembarcando nas praias da Normandia ocupadas pelas forças nazistas, na maior operação anfíbia e aerotransportada da História. “Enquanto agradecemos àqueles que tanto deram para conquistar a vitória que comemoramos hoje, nos comprometemos novamente a lembrá-los e honrá-los”, disse ele.

“Oito décadas depois, é quase impossível imaginar as emoções que sentiram naquele dia, o orgulho de fazer parte de tão grande missão, a ansiedade de, de alguma maneira, não estar à altura da tarefa e o medo de que aquele dia fosse o último”, continuou.

O rei Charles III, juntamente com o presidente americano Joe Biden e o chanceler alemão Olaf Scholz, desembarcarão na França para participar de eventos na praia de Omaha, um dos pontos de desembarque dos soldados aliados, e serão recepcionados pelo presidente francês Emmanuel Macron. A celebração nas praias francesas contará com a presença de cerca de 200 veteranos da Segunda Guerra Mundial, com idades acima dos 90 anos.

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Fonte: Jovem Pan