A Defesa Civil de Maceió informou, em relatório atualizado às 17h desta quarta-feira (06/12), que o deslocamento vertical acumulado da mina n° 18, da Braskem, é de 1,95m e a velocidade vertical é de 0,28 cm por hora, apresentando um movimento de 6,7 cm nas últimas 24h.
“O órgão permanece em ALERTA devido ao risco de colapso da mina nº 18, que está na região do antigo campo do CSA, no Mutange, em Maceió. Por precaução, a recomendação é clara: a população não deve transitar na área desocupada até uma nova atualização da Defesa Civil, enquanto medidas de controle e monitoramento são aplicadas para reduzir o perigo”, diz o relatório.
A equipe de análise da Defesa Civil ressalta que essas informações são baseadas em dados contínuos, incluindo análises sísmicas.
Nessa terça-feira (05/12), a Defesa Civil reduziu o nível de atenção da mina 18, que até então era alerta máximo, para somente nível de alerta. Na prática, o nível saiu de um risco iminente de colapso para um estágio de menor gravidade, mas que ainda requer atenção.
Imagens de drone registradas na manhã de hoje mostram que a água da Lagoa Mundaú segue avançando na área da mina 18.