A dupla Sá & Guarabyra anunciou neste sábado (26) a dissolução oficial do grupo, após mais de cinco décadas de trajetória. Em comunicado divulgado nas redes sociais, Luiz Carlos Sá e Guttemberg Guarabyra informaram que a separação ocorre por “causas naturais”, sem desentendimentos ou brigas. Segundo os músicos, o fato de residirem há anos em Estados diferentes contribuiu para o afastamento gradual e a formação de novos vínculos musicais com parceiros locais. Apesar da decisão, Sá & Guarabyra ainda farão quatro apresentações já agendadas, entre 31 de maio e 25 de setembro, em São Paulo, São Bernardo do Campo (Grande ABC), Belo Horizonte e Itajaí, no interior de Santa Catarina.
A parceria começou em 1971, no trio Sá, Rodrix & Guarabyra, ao lado de Zé Rodrix (1947–2009), e se consolidou como dupla em 1974. Juntos, foram pioneiros do gênero conhecido como rock rural e marcaram a música popular brasileira com sucessos como “Sobradinho” e “Espanhola”, do álbum “Pirão de Peixe com pimenta”, de 1977.
Siga o canal da Jovem Pan Entretenimento e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
A dupla também teve forte presença em trilhas sonoras de novelas. Assinaram e interpretaram temas como “Roque Santeiro” e “Verdades e Mentiras”, além de serem autores da canção “Dona”, popularizada pelo grupo Roupa Nova. Em 1990, voltaram a se destacar na trilha da novela “Pantanal” com a música “Estrela Natureza”.
Leia também
Disco de Sérgio Reis com parcerias é cancelado após desistência de cantores
Guarabyra diz que recusou participação em disco de Sérgio Reis por divergência política
Publicada por Felipe Dantas
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Fonte: Jovem Pan