quarta-feira, 17 agosto, 2022
HomeArapiracaProblema no joelho? Saiba quando a cirurgia de prótese é indicada –...

Problema no joelho? Saiba quando a cirurgia de prótese é indicada – Saúde em Foco

Para o Dr. Rubens Barros, ortopedista, a cirurgia de prótese de joelho é indicada quando o paciente tem dor incapacitante

O Programa Saúde em Foco, transmitido pela Rádio 91.5 FM, nesta terça-feira (02/02), teve como tema prótese de joelho ou artroplastia total. Para falar sobre o assunto, André Pepes entrevistou o ortopedista Dr. Rubens Barros, que também atende na Fisio&Saúde.

Dr. Rubens começa destacando que a cirurgia para colocar prótese de joelho é basicamente um procedimento que é feito como forma de salvação. “Nós consideramos uma cirurgia de salvação, que é feita quando o paciente tem dores que não melhoram com medicação, nem com fisioterapia, ou nem mesmo a perda de peso faz com que a dores diminuam. Ou seja, quando o paciente tem dor incapacitante é indicada a cirurgia de prótese de joelho”, explica.

Segundo o ortopedista, a dor é provocada pela perda de cartilagem na articulação dos joelhos. “Por volta dos 40 ou 50 anos, o paciente começa a sentir dor no joelho provocada por alguma lesão de cartilagem ou perda de cartilagem. O desgaste na cartilagem do joelho ocorre naturalmente com o aumentar da idade, provocando a chamada artrose primária”, salienta o médico. Já a artrose secundária, conforme explica o especialista, é provocada por algum fator externo como excesso de peso, alguma outra patologia, por fratura ou lesão nos ligamentos do joelho.

O Dr. Rubens ressalta que a cirurgia de prótese no joelho é indicada para pacientes acima de 60 anos, com artrose de moderada à grave, com dor incapacitante. “Na cirurgia, nós retiramos as partes estragadas do osso e colocamos a prótese de joelho”, esclarece. Ele enfatiza que após a cirurgia, o paciente será orientado a fazer fisioterapia, o que vai determinar a melhora gradual do paciente.

A Fisio&Saúde localiza-se na Rua Nossa Senhora de Fátima, nº 218, no bairro Brasília, em Arapiraca.

Para acompanhar o Saúde em Foco ao vivo, acompanhe a 91.5 FM, de segunda a sexta, às 13h. Para ouvir o programa acesse o perfil no Spotify clicando aqui. Acompanhe o programa também nas redes sociais.

Assista à entrevista completa:

Reprodução: Portal NN1

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS