29.3 C
Arapiraca
Terça-feira, 14 Janeiro, 2025

Seades efetua repasse de R$ 1,2 milhão para 11 municípios afetados pelas chuvas em Alagoas

A Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) autorizou, nessa sexta-feira (14/07), o repasse do recurso emergencial do estado no valor de R$ 1,2 milhão para onze dos 32 municípios que decretaram situação de emergência devido às fortes chuvas que acometeram Alagoas. O valor foi calculado em cima dos números de desabrigados e desalojados informados pela defesa civil dos municípios, destinando uma verba de trezentos reais por família.

Os municípios que receberam o recurso nesse primeiro momento são: Capela; Jacuípe; Marechal Deodoro; Murici; Passo de Camaragibe; Rio Largo; São Luís do Quitunde; São Miguel dos Campos; São Miguel dos Milagres; União dos Palmares e Viçosa. O repasse do recurso financeiro emergencial aos municípios é condicionado ao envio de ofício de solicitação com as informações de quantitativos de desalojados e desalojadas e preenchimento do plano de aplicação.

Para que o município possa receber o recurso financeiro emergencial, deve apresentar no ato da adesão, junto à Seades, ofício informando o número de famílias desabrigadas e desalojadas, conta bancária para recebimento de recurso, Decreto Municipal de situação de emergência, plano de aplicação de recursos, boletim da Defesa Civil e resolução de aprovação do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS. A secretaria aguarda a documentação necessária dos outros 21 municípios também para poder efetuar o repasse.

Até o momento, somente a capital de Alagoas, Maceió, não vai receber o repasse do auxílio do governo, em decorrência da prefeitura da cidade não ter decretado o estado de emergência. “Precisamos deixar de lado as questões políticas. Mais de 1500 maceioenses foram vítimas das chuvas e chegaram a ficar desabrigados ou desalojados, muitos desses perderam tudo. Eu faço um apelo a gestão de Maceió, decretem a emergência e enviem a documentação necessária para o recebimento deste recurso e juntos possamos assistir a população neste momento difícil”, enfatizou a secretária Kátia Born.

Cada município receberá o recurso no fundo municipal da cidade e a secretaria municipal de assistência é responsável por administrar essa verba de acordo com as peculiaridades do município. O recurso é obrigatoriamente destinado para execução de despesas de custeio para as aquisições realizadas pelos Fundos Municipais de itens de distribuição de benefício eventual, tais como: colchões, água mineral, kits de higiene, alimentos (prontos ou cestas básicas) e produtos de limpeza.

De acordo com o decreto Nº 91.982, publicado no dia 11 de julho de 2023, os municípios que receberem o recurso financeiro emergencial são obrigados a apresentar a prestação de contas referente aos recursos recebidos, 30 (trinta) dias, após o encerramento do Decreto Emergencial do Chefe do Poder Executivo do Estado de Alagoas, acompanhada dos extratos bancários mensais da conta corrente e investimento correspondentes, juntamente com a aprovação do CMAS.

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

‘Ainda Estou Aqui’ terá sessão ao ar livre no aniversário de São Paulo

O filme “Ainda Estou Aqui” faz parte da programação...

Gabriel Jesus pode ficar fora da temporada pelo Arsenal por lesão no joelho

Gabriel Jesus pode enfrentar um longo período fora dos...

Serviço Meteorológico emite alerta para rajadas de vento em Los Angeles

O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos emitiu...

Cristiano Ronaldo renova com Al-Nassr até 2026

Cristiano Ronaldo está prestes a estender seu vínculo com...