O secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, está em Alagoas para discutir estratégias de combate ao crime organizado e conhecer de perto ações que estão sendo realizadas pelo Governo de Alagoas para redução dos índices de violência. Na noite dessa quinta-feira (16/11), ele foi recebido em um jantar no Museu Palácio Floriano Peixoto, na Praça dos Martírios, pelos secretários de Estado do Gabinete Civil, Felipe Cordeiro, que representou o governador Paulo Dantas, e de Segurança Pública, Flávio Saraiva.
Também estavam presentes os comandantes da Polícia Militar, coronel Paulo Amorim, e do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Verçosa, o secretário de Estado da Ressocialização, Diogo Teixeira, o diretor geral da Polícia Civil, Gustavo Xavier, além de coronéis e diretores de órgãos que integram a cúpula da segurança pública do Estado.
Segundo Tadeu Alencar, a presença de todos no jantar era fundamental para colher opiniões e sugestões sobre o combate à violência. Ele vem participando de reuniões como essa em vários estados brasileiros, e defendeu a integração dos entes federativos como a melhor estratégia para o enfrentamento ao crime organizado. “Nós temos procurado interagir fortemente com os estados. Essa é uma iniciativa que temos desde janeiro, reunindo os secretários de Segurança do Brasil inteiro, porque uma coisa que é muito importante numa política nacional é exatamente que ela possa ser desenvolvida de maneira articulada e integrada por todos os entes federativos”, afirmou. “A partir da liderança do secretário Flávio Saraiva, viemos exatamente conhecer de perto, ouvir todos os atores como a Polícia Militar, Bombeiros, Polícia Civil e a Polícia Científica”.
Segundo o secretário, um dos principais objetivos desses encontros é criar estratégias de inteligência contra o crime organizado, atacando diretamente o fluxo de dinheiro das quadrilhas. “Hoje, uma diretriz política clara que temos é o enfrentamento às facções criminosas. Venho aqui também aprender com Alagoas, que faz aí esse enfrentamento de maneira muito aguerrida, muito combativa, um trabalho de inteligência, de investigação financeira, para a gente poder enfraquecer patrimonialmente as organizações criminosas”, afirmou.
O secretário Flávio Saraiva comemorou a vinda de Tadeu Alencar, relembrando que ele já esteve em Alagoas outras vezes para anunciar recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública e fazer a entrega de viaturas e equipamentos para a polícia. Flávio Saraiva anunciou ainda que o secretário Nacional de Segurança vai realizar nesta sexta-feira reuniões de trabalho em Maceió e conhecer de perto os dois Centros Integrados de Segurança Pública (Cisp) que estão sendo construídos no Benedito Bentes e no Trapiche, além da nova Central de Flagrantes, no Tabuleiro do Martins.
“O secretário veio ver aqui a capacidade de empreender que o Governo de Alagoas tem, e o que a gente fez com as verbas que foram destinadas ao Estado, como é o caso dessas três obras tão importantes para a segurança pública”, disse Saraiva. “Hoje, o foco da Secretaria Nacional de Segurança Pública é desmonetizar as organizações criminosa, e ele está aqui também para fazer uma reunião de trabalho e verificar como estamos conduzindo as operações nesse sentido”.