A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) ampliou e expandiu a oferta de cursos de idiomas gratuitos na rede estadual de ensino. Ao todo, foram 875 vagas distribuídas em 13 centros de idiomas espalhados por todo o estado para os cursos de Inglês, Espanhol, Português, Francês e Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Estes cursos permitirão aos estudantes da rede estadual aperfeiçoar seus conhecimentos em um idioma estrangeiro e participar do processo seletivo do programa Daqui pro Mundo, que se propõe a levar alunos das escolas estaduais para intercâmbio no exterior.
“É gratificante propiciar aos nossos estudantes a chance de estudar, de graça, uma segunda língua. Ele vai ampliar seus conhecimentos, ter uma formação integral que abrirá portas para o mercado de trabalho e também lhe permitirá concorrer a um intercâmbio no exterior. E a expansão desta oferta para o interior do estado democratiza essas oportunidades”, celebra a secretária Especial de Gestão da Rede Estadual, Sueleide Duarte.
Os 13 centros de idiomas funcionam em Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, Viçosa, Santana do Ipanema, União dos Palmares, São José da Tapera, Penedo, Porto Calvo, Delmiro Gouveia e Rio Largo. Até o ano passado, a oferta de cursos de línguas se limitava ao antigo Instituto de Línguas do Cepa.
A superintendente de Rede da Seduc, Dileusa Costa, conta que esse projeto de expansão dos cursos de línguas surgiu em 2015. “Desde aquele ano, tínhamos esse desejo de ampliar essa oferta em idiomas e, com o Programa Daqui pro Mundo, fomentamos o interesse pelo estudo de uma língua estrangeira, possibilitando ainda a participação em um intercâmbio no exterior”, recorda.
Aula inaugural
As aulas nos centros de idiomas já começaram e, nesta segunda-feira (17), foi a vez da 1ª Gerência Especial de Educação (GEE) promover a aula inaugural do Centro Maria José de Araújo Costa, que funciona na Escola Estadual Tavares Bastos, na Praça do Centenário, no bairro do Farol. O centro homenageia a professora Maria José de Araújo Costa, educadora com atuação destacada no bairro do Vergel do Lago – seus filhos inclusive estiveram presentes à cerimônia e agradeceram a homenagem.
Ao todo, foram oferecidas 80 vagas para os cursos de língua inglesa e espanhola. “Até então, tínhamos oferta apenas no instituto do Cepa, mas, agora, a capital ganha mais uma opção de centro de línguas com cursos gratuitos, o que trará mais conhecimento e novas perspectivas para nossos alunos”, destaca a titular da 1ª GEE, Sandra Vitorino.
O gerente Especial de Execução de Programas e Projetos na Rede Estadual, Leandro Lima, ressalta que o aprendizado de um idioma estrangeiro trará um diferencial para o currículo do estudante. “Para se ter ideia, em todo o Brasil, apenas 1% da população fala uma segunda língua. Em Alagoas temos recebido voos internacionais e novos empreendimentos turísticos que precisarão de uma mão de obra qualificada e bilíngue. Esses cursos oportunizarão aos nossos estudantes a inserção neste mercado”, observa.
Chance única
Os estudantes que se matricularam para as turmas de línguas inglesa e espanhola são unânimes ao afirmarem que a oferta dos cursos de idiomas é uma oportunidade que não se pode deixar passar.
“Meu sonho era estudar Espanhol. Tentei me matricular no Cepa, mas não consegui. Então, quando soube que aqui teria outras turmas, não pensei duas vezes”, revela a estudante Nicole Lopes. Valério Isidoro, aluno do curso de Inglês, vai retomar o estudo do idioma 30 anos após ter aprendido as primeiras palavras. “É maravilhoso estar aqui. e não tem cansaço que me fará perder um dia de aula”, afirma Valério, que é locutor.
Além do Centro Maria José de Araújo Costa, também aconteceu, nesta segunda-feira, a aula inaugural do Centro de Idiomas Noêmia Gama Ramalho, no Cepa. Nessa terça-feira (18/07) será a vez do Centro Professora Edleuza Oliveira, localizado na escola de mesmo nome, em São Miguel dos Campos.
Confira abaixo onde ficam os 13 centros estaduais de idiomas:
Maceió – Centro Noêmia Gama Ramalho (Cepa) e Centro Maria José de Araújo Costa (Escola Estadual Tavares Bastos);
Arapiraca – Centro Estadual Professora Jacinta de Fátima, localizado na Escola Estadual Pedro Reis;
Palmeira dos Índios- Centro Professora Mércia Ribeiro, localizado na Escola Estadual Humberto Mendes;
Santana do Ipanema – Centro Espedita Pereira Tavares, localizado na Escola Estadual Padre Francisco Correia;
Delmiro Gouveia – Centro Monsenhor Luiz Augusto Azevedo de Menezes, na escola de igual nome;
São José da Tapera – Centro Monsenhor Rosevaldo Caldeira de Souza, localizado na Escola Estadual Lucilo José Ribeiro;
São Miguel dos Campos – Centro Professora Edleuza Oliveira, localizado na escola de igual nome;
Viçosa – Centro Professor Roney Cavalcante, localizado na Escola Estadual Monsenhor Machado.