21.6 C
Arapiraca
Quarta-feira, 16 Abril, 2025

Seduc investe em Educação Profissionalizante e realiza seleção simplificada para professor bolsista

O Diário Oficial do Estado (DOE) publicou nesta segunda-feira (20) o edital do Processo Seletivo Simplificado para composição de banco de dados de professores de educação profissional para atuarem como instrutores temporários, no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) nas Unidades de Ensino da Rede Estadual. As inscrições serão exclusivamente online, no período de 21/01 a 05/02/2025, nos sites da Seduc/AL: https://sigepro.educacao.al.gov.br/selecao e www.educacao.al.gov.br, onde também está disponível o edital na íntegra.

Serão ofertadas 240 vagas, sendo 5% destinadas para pessoas com deficiência, distribuídas para atuação nas 13 Gerências Especiais da Educação (GEEs) em todo o estado. O candidato só poderá fazer uma inscrição para uma única Unidade de Ensino, bem como para uma única Gerência Especial da Educação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Já o bolsista selecionado não poderá acumular bolsas do Pronatec-Bolsa Formação.

A avaliação será realizada por meio de Titulação e de Experiência Profissional, sempre respeitando a formação exigida, de acordo com o Eixo Tecnológico. Em caso de empate, prioritariamente, o desempate será estabelecido por meio da seguinte ordem: 1º) maior idade cronológica; 2º) maior pontuação na experiência.

A jornada semanal para Professor Bolsista temporário será de até 20 horas e o valor pago, a título de Bolsa, será calculado levando em consideração o valor de R$35 reais a hora trabalhada.

Investimento e Expansão

A Seduc acredita no papel estratégico da Educação Profissional para o desenvolvimento socioeconômico do estado, conectando formação educacional às demandas do mercado de trabalho. Para isso, promoveu a expansão da oferta de cursos técnicos nas escolas de ensino médio integral.

De acordo com a gerente especial de Fortalecimento da Educação Profissional da Seduc, Clerisvalda de Araújo Menezes, a oferta de cursos teve uma expansão significativa entre 2024 e 2025. Em 2024 foram ofertadas 110 turmas de Educação Profissional, abrangendo 18 cursos, distribuídos em 55 municípios, beneficiando 4.142 estudantes. Para 2025, a secretaria planeja uma expansão significativa com mais 146 novas turmas, contemplando 5.849 novas vagas, totalizando, nos dois anos, 256 turmas e quase 10 mil estudantes contemplados. Neste ano ainda ocorrerá a ampliação da oferta de mais dois cursos técnicos – Informática e Recursos Humanos (RH) –, passando de 18 para 20 cursos, em 57 municípios.
“Essas iniciativas refletem o compromisso contínuo da gestão estadual em preparar os jovens alagoanos para um mercado de trabalho cada vez mais exigente e dinâmico, promovendo oportunidades que impulsionam o desenvolvimento socioeconômico e o fortalecimento das comunidades locais”, avalia a gerente.

Os 20 cursos técnicos ofertados em 2025 serão: Técnico em Administração; Técnico em Comércio; Técnico em Condomínio; Técnico em Contabilidade; Técnico em Cooperativismo; Técnico em Logística; Técnico em Marketing; Técnico em Recursos Humanos; Técnico em Manutenção e Suporte em Informática; Técnico em Redes de Computadores; Técnico em Informática; Técnico em Artesanato; Técnico em Design de Interiores; Técnico em Design Gráfico; Técnico em Publicidade; Técnico em Plásticos; Técnico em Agricultura; Técnico em Guia de Turismo; Técnico em Hospedagem; Técnico em Restaurante e Bar.

Parcerias

Ainda visando o fortalecimento da Educação Profissionalizante, a Seduc também tem investido em parcerias como a Fundação Getúlio Vargas (FGV DGPE). Em encontro realizado este mês, com a participação de gerentes, gestores de rede, técnicos de acompanhamento à Gestão (TAGs) das 13 GEEs, foi realizada uma análise das iniciativas voltadas ao desenvolvimento técnico e profissional dos estudantes da rede pública estadual. Foram trabalhados temas como apresentação do planejamento para a oferta de Educação Profissional em 2025, as estratégias de mobilização das escolas para o início do ano letivo, orientações sobre a operacionalização dos cursos técnicos, dentre outras.

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Michael Schumacher viaja para Suíça para acompanhar nascimento da neta

Michael Schumacher fez uma viagem de helicóptero rumo à...

Macron expulsa 12 diplomatas argelinos e convoca embaixador em meio a tensão entre países

O presidente da França, Emmanuel Macron, decidiu nesta terça-feira...

Justiça dos Estados Unidos suspende deportação de mais de 530 mil imigrantes

Recentemente, a Justiça dos Estados Unidos emitiu uma decisão...