A Secretaria de Estado da Segurança Pública, por meio da Chefia Especial de Inteligência, iniciou a 7ª edição do Estágio de Plano de Defesa, que tem como objetivo capacitar integrantes das forças de segurança em ocorrências de alta complexidade. O evento começou na manhã dessa segunda-feira (22/05) com instruções sobre Gerenciamento de crises no auditório da Escola Municipal Doutor Gerson Jatobá Leite, em Palmeira dos Índios.
Além de Palmeira, as atividades também serão desenvolvidas em Arapiraca e na AL-220, na Zona rural de São Miguel dos Campos. A capacitação visa preparar as polícias para uma resposta rápida e aceitável frente à ação de organizações criminosas.
Os integrantes do estágio receberão instruções sobre Gerenciamento de crises e de Noções de patrulhamento rural, além de participarem de palestras sobre crimes violentos e o uso de artefatos explosivos nos crimes contra o patrimônio. Entre os palestrantes, está o tenente-coronel da PM do Mato Grosso Lucélio França, que participou da operação Canguçu, realizada nos últimos dias contra criminosos que aterrorizaram a cidade de Confresta/MT.
O estágio segue até quinta-feira à noite. Nele, o efetivo também participará de simulações de incidentes críticos. O exercício simulado prevê treinamento em possível sequestro de gerentes de agências bancárias, tentativa de assalto a um carro-forte e roubo a bancos, ações comuns realizadas pelo “Novo Cangaço”, no domínio de cidade.
Diante das situações de ameaça contra unidades de ensino registradas no mês de abril, as equipes também vão simular ataques de indivíduos armados a duas escolas. Por causa do exercício, poderá haver de forma controlada barulhos como explosões de bombas e disparos de arma de fogo.
Cerca de 60 pessoas participam do estágio, que além de integrantes das forças de segurança estaduais, conta ainda com representantes da Secretaria Nacional de Políticas Penais; Polícia Penal Federal; Força Nacional; Polícia Federal; Polícia Rodoviária Federal; Agência Brasileira de Inteligência; das Polícias Militares da Bahia, Piauí, Sergipe, Pernambuco, Roraima e Mato Grosso; policiais civis sergipanos e pernambucanos; da Guarda Municipal e Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Palmeira dos Índios e da SMTT de Arapiraca.
O estágio também conta com o apoio das transportadoras de valores Brinks e Prossegur; dos bancos Caixa, Santander e Itaú; além da mineradora Kinross.