A rodada final da primeira fase da Série C foi disputada no sábado (26), definindo os classificados, permanências e rebaixados. Estão classificados Operário-PR, Volta Redonda-RJ, Amazonas-AM, Brusque-SC, São José-RS, Botafogo-PB, Paysandu-PA e São Bernardo-SP. Essas oito equipes vão brigar pelo acesso.
Irão permanecer na série C do ano que vem CSA (AL), Confiança (SE), Náutico (PE), Remo (PA), Ipiranga (RS), Floresta (CE), Aparecidense (GO) e Figueirense (SC).
Estão rebaixados Manaus (AM), América (RN), Altos (PI) e Pouso Alegre (MG). No entanto, nesta segunda-feira (28) o Manaus denunciará a Aparecidense (GO) por escalação irregular do lateral-esquerdo Matheus Leal, ainda na 15ª rodada da Terceirona. O jogador teria sido relacionado mesmo estando com três cartões amarelos.
O vice-presidente de futebol do Manaus, Bismark Miranda, disse que só tomou conhecimento da irregularidade no sábado e, com isso, o jurídico entrará com a Notícia de Infração, para que seja cumprido o Regulamento Geral de Competições.
Próxima fase
Conforme o regulamento, os oito classificados são divididos em dois quadrangulares na segunda fase, chamados de Grupo B e C.
(Grupo B): Operário (1º), Brusque (4º), São José-RS (5º) e São Bernardo (8º)
(Grupo C): Volta Redonda (2º), Amazonas (3º), Botafogo-PB (6º) e Paysandu (7º)
Próximos jogos
As equipes enfrentam os adversários dentro de seus respectivos grupos (quadrangulares) em jogos de ida e volta. Os dois melhores times de cada quadrangular (quatro no total) garantem acesso à Série B. Além disso, os líderes de cada lado se enfrentam em duas partidas na final para definir o campeão da Série C 2023. Os duelos da decisão estão marcados para os dias 15 e 22 de outubro.
Primeira rodada dos quadrangulares
Quadrangular 1 (grupo B):
São Bernardo x Operário
São José-RS x Brusque
Quadrangular 2 (grupo C):
Paysandu x Volta Redonda
Botafogo-PB x Amazonas