A primeira fase da Série C do Brasileirão 2023 será finalizada neste sábado (26/08), com todos os jogos realizados às 16h (horário de Brasília). O CSA não tem mais chance de classificação e vai apenas cumprir tabela e encerrar a temporada 2023, enfrentando o Amazonas, em Manaus, no estádio Carlos Zamith. A equipe azulina está mantida na terceira divisão do ano que vem.
Seis times já estão garantidos na segunda fase, enquanto três equipes lutam pelas duas vagas restantes. Já estão classificados Operário-PR, Brusque-SC, Volta Redonda-RJ, Amazonas-AM, Paysandu-PA e Botafogo-PB. As equipes do São José-RS, São Bernardo-SP e Náutico-PE chegam à última rodada com chances de classificação.
Briga contra o rebaixamento
Pouso Alegre (MG) e Altos (PI) já amargaram a queda para a Série D com antecedência. Correndo risco estão Ypiranga (RS), Aparecidense (GO) e Remo (PA), que precisam de apenas um ponto para se livrar do rebaixamento.
Com isso, Figueirense (SC), Floresta (CE), Manaus (AM) e América(RN) são mesmo os mais ameaçados. Isso porque a última rodada contará com duelos diretos. O Figueirense recebe o Manaus, enquanto o América-RN visita o Floresta. Figueirense e Floresta jogam por simples empates, enquanto Manaus e América-RN garantem a permanência em caso de vitória.
Confira os jogos da última rodada da primeira fase do Brasileirão Série C
Pouso Alegre x São José-RS
Confiança x Paysandu
Floresta x América-RN
Aparecidense x Volta Redonda
Figueirense x Manaus
Ypiranga x Botafogo-PB
Amazonas x CSA
Remo x Altos
Operário-PR x Brusque
Náutico x São Bernardo