18.1 C
Arapiraca
Domingo, 6 Julho, 2025

Sobe para 32 o número de mortos por inundações no Texas

O número de mortes confirmadas no centro-sul do Texas em decorrência das graves inundações na área subiu para 32 neste sábado (5), porém as 27 meninas que estavam hospedadas em um acampamento de verão continuam desaparecidas. O número total de pessoas  não localizadas continua indefinido, disseram as autoridades locais. O presidente dos EUA, Donald Trump, também lamentou as mortes e prometeu apoio do governo federal para o Texas, após as enchentes.
Larry Leitha Jr, xerife do condado de Kerr, a área a leste de San Antonio que foi mais atingida pela subida do rio Guadalupe, detalhou em entrevista coletiva que os corpos das vítimas, 18 delas adultos e 14 crianças, foram recuperados. No total, mais de 850 pessoas já foram evacuadas ilesas e oito ficaram feridas na área, onde mais de 160 resgates foram realizados por via aérea. O gestor municipal de Kerrville, Dalton Rice, disse que 27 pessoas foram confirmadas como desaparecidas e que todas estavam hospedadas no acampamento cristão para meninas Mystic, às margens do  Guadalupe, perto da cidade de Hunt, no condado de Kerr.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

WhatsApp

Quanto ao número total de desaparecidos, Rice comentou que ainda não há um número exato e que as autoridades nem querem fazer estimativas no momento devido ao grande número de pessoas de fora da região que estavam visitando e acampando na área para as festividades de 4 de julho, Dia da Independência dos EUA.
Rice reportou que a água já recuou parcialmente rio acima e que efetivos já estão no local vasculhando a área a pé a partir do sudeste de Hunt (onde o acampamento Mystic está localizado) em direção ao norte e devem cobrir uma distância total ao longo do Guadalupe de cerca de 17 quilômetros.
O gestor enfatizou que ainda precisam ser resgatadas muitas pessoas que estavam alojadas em acampamentos e continuam isoladas devido aos danos nas estradas. O gabinete do xerife de Kerr, a polícia, os bombeiros e outras equipes de emergência continuam trabalhando em operações de busca e resgate ao longo do Guadalupe, acrescentou o xerife Leitha Jr.
O Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA explicou que mais de 30 centímetros de chuva se acumularam em um período de apenas 12 horas na sexta-feira passada, elevando o rio Guadalupe, perto de Hunt, ao segundo nível mais alto já registrado, em 9,9 metros.
*Com informações da EFE
Publicado por Carolina Ferreira

Leia também

Elon Musk lança partido político nos EUA para ‘devolver a liberdade’ ao país

Visto estudantil para EUA: saiba quais publicações evitar para não ser rejeitado

Fonte: Jovem Pan

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Agenda L!: curtinhas do Internacional do dia 6/7/2025

Depois de oito dias de trabalho direto após as...

Agenda L!: curtinhas do Bahia do dia 6/7/2025

Depois de um sábado com trabalhos técnicos e de...

Brics vai discutir tarifas ‘unilaterais’, guerras, IA e mudanças climáticas no Rio de Janeiro

O Brics pretende expressar “sérias preocupações” com o aumento...