Integrantes do Ronda no Bairro estiveram em Arapiraca para vistoriar as obras no prédio que será a base do programa no município. Os trabalhos estão avançados, e lá serão instalados todos os setores necessários para o funcionamento das guarnições operacionais, setor administrativo e equipe social.
A base do Ronda em Arapiraca terá 20 salas, dois vestiários (masculino e feminino), dois alojamentos (masculino e feminino) e um pátio interno descoberto, além de estacionamento e área para as viaturas e motos.
No prédio, os trabalhos realizados são de colocação de piso, luminárias, portas, bateria de banheiros e pintura e alojamentos, além de uma nova fachada em tons amarelos, cor do programa de policiamento de proximidade.
“É uma satisfação verificar in loco como estão os trabalhos na futura base, o que vai permitir a implantação do Ronda no Bairro em Arapiraca. Comerciantes e moradores, em breve, vão poder contar com nossas guarnições operacionais, realizando o patrulhamento das principais vias da área comercial, garantindo assim mais segurança de proximidade e prevenção à violência, nosso maior objetivo”, destaca o superintendente do Ronda, coronel Cícero Silva.
Articulação e mobilização
Além dos agentes de proximidade operacionais, os arapiraquenses vão contar ainda com a Equipe de Articulação e Mobilização Social, formada por psicólogos e assistentes sociais que, assim como acontece em Maceió, vai realizar, diariamente, buscas ativas nas ruas e atendimento a pessoas em vulnerabilidade social. Em parceria com a rede de assistência, a equipe poderá promover os encaminhamentos para abrigos e tratamento, quando necessário.
“Como uma superintendência da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), agimos conforme as diretrizes estabelecidas e este tem sido um grande diferencial do Ronda no Bairro, já que atuamos no trabalho preventivo, em parceria com as guarnições operacionais e com a rede de assistência, tanto da própria Seprev, como a Rede Acolhe e Casa de Direitos, quanto com outras instituições importantes para garantir um pronto acolhimento”, esclarece a chefe da Equipe Social, Vanessa Castro.
“O trabalho do Ronda é sempre em parceria com as demais forças de segurança, o que assegura um resultado mais efetivo. E vale lembrar que nossas guarnições são formadas por um agente PM da ativa ou reserva, um agente bombeiro da ativa ou reserva e um egresso das Forças Armadas, em diferentes modalidades, como a pé, de carro e de moto, cobrindo áreas comerciais específicas”, informou a gerente do Ronda, tenente Camila Albuquerque.
Para o titular da Seprev, Kelmann Vieira, a implantação do Ronda no Bairro em Arapiraca atenderá a mais uma promessa realizada pelo governador Paulo Dantas. “Além disso, com a ampliação do programa para o interior de Alagoas, sobretudo para a segunda maior cidade do estado, a Seprev estará contribuindo ainda mais com os números da redução da violência, que inclusive já vem sendo bastante significativo nas localidades onde já existe a atuação do Ronda”, disse.
Além do superintendente do Ronda, estiveram em Arapiraca a gerente do Programa, Ten. Camila Albuquerque; a chefe da Equipe Social, Vanessa Castro, e o futuro coordenador geral de Arapiraca, cel. Wagner Coutinho.