22 C
Arapiraca
Quarta-feira, 1 Maio, 2024

Surto de catapora é registrado em escola no bairro Mangabeiras, em Arapiraca

A Secretaria de Saúde de Arapiraca informou, nessa terça-feira (09/01), através de alerta epidemiológico, a ocorrência de um surto de varicela (catapora) no Centro de Educação Infantil Sebastiana Bezerra Guimarães, localizado no bairro Mangabeiras. Até essa terça, foram registrados a ocorrência de 17 casos, sendo 15 crianças entre 1 e 5 anos de idade e 2 adultos (funcionários da creche). Dentre as crianças que apresentaram a doença, oito
encontravam-se com atraso vacinal.

A Secretaria reforça que a vacinação é a principal medida de prevenção contra a varicela é a vacinação, disponível no SUS para crianças a partir dos 15 meses de idade.

A VARICELA

A varicela, popularmente conhecida como catapora, é uma infecção viral aguda, altamente contagiosa. É transmitida de pessoa para pessoa, por meio de contato direto ou de secreções respiratórias e, mais raramente, através de contato com as lesões de pele. De forma indireta, pode ser transmitida por meio de objetos contaminados com secreções de vesículas e membranas mucosas de pacientes infectados.

Todos os indivíduos são suscetíveis à varicela. A infecção confere imunidade permanente, embora, raramente, possa ocorrer um segundo episódio de varicela. As suas manifestações clínicas incluem febre baixa, dor de cabeça e vômito, podendo durar de horas até três dias, seguidos do aparecimento de erupções cutâneas pápulo-vesiculares, que se iniciam na face, no couro cabeludo ou no tronco e podem se estender por outras partes do corpo, como parte superior das axilas e nas membranas mucosas da boca e das vias aéreas superiores.

As vacinas são a principal forma de prevenção contra a varicela. No Brasil, encontram-se disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), na rotina de vacinação das crianças, as vacinas tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), administrada aos 15 meses de vida em dose única e vacina monovalente contra varicela, administrada aos 4 anos de idade.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE

  • Medidas de higiene: lavar as mãos após tocar nas lesões.
  • Atualização da situação vacinal.
  • Isolamento: crianças com varicela não complicada só devem retornar à escola após todas as lesões terem evoluído para crostas.

Medidas adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca:

  • Articulação com o Centro de Educação Infantil Sebastiana Bezerra Guimarães e a Unidade Básica de Saúde de referência para coleta de informações sobre os casos.
  • Elaboração de Alerta Epidemiológico.
  • Orientações acerca das medidas de controle e importância da vacinação.
  • Orientações quanto a população vulnerável (gestantes, menores de ano e imunossuprimidos), reforçando a vigilância e os cuidados.
  • Articulação com o Departamento Estadual de Imunização para apoio nas ações e insumos.
  • Ação no Centro Educacional, em conjunto com a Atenção à Saúde e Rede de Frio do município para orientação aos pais e responsáveis acerca da varicela, conferência de cartões de vacina e vacinação das crianças com esquema vacinal em atraso, de acordo com a disponibilidade de insumos do município.

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias