Um tremor de terra foi sentido por moradores da cidade de Arapiraca, no Agreste alagoano, na tarde desta sexta-feira (25/08). Moradores de diversos bairros da cidade relataram o tremor por meio de mensagens em grupos nas redes sociais, onde contam que se assustaram com as vibrações.
Em uma das mensagens, uma moradora relata que estava em casa, deitada na cama e sentiu a cama tremer, e seu esposo estava na cozinha e viu o fogão tremer. Outra disse que ouviu um estrondo muito forte. Em algumas ruas as pessoas saíram de dentro de casa quando sentiram o tremor.
Quem estava no Centro da cidade também sentiu a terra tremer. Aqui no prédio da nossa redação, no bairro Brasília, nós também sentimos um estrondo forte e o prédio estremeceu.
De fato, o tremor aconteceu e não teve nenhuma relação com as atividades da Mineração Vale Verde (MVV), que emitiu nota de esclarecimento sobre o ocorrido (veja abaixo).
O tremor de terra foi confirmado pelo Laboratório de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), que detectou um terremoto com magnitude 2.1mR na escala Richter.
Veja a nota da MVV, na íntegra:
A Mineração Vale Verde (MVV) vem por meio desta nota oficial dizer que os recentes tremores de terra sentidos em Arapiraca-AL não têm nexo causal com os desmontes controlados da empresa.
Os desmontes são preferencialmente agendados para ocorrer às quintas-feiras, por volta de 12h (meio-dia). Essa escolha foi feita em consenso com as comunidades locais, com vistas ao menor impacto possível e garantindo que a população seja sempre devidamente informada antes e após cada evento.
A MVV mantém o compromisso contínuo de transparência e comunicação fluida com as comunidades anfitriãs, mantendo-se aberta ao diálogo com todas as partes interessadas e tendo a Segurança como seu principal valor.