24.9 C
Arapiraca
Sábado, 5 Julho, 2025

Trump diz a Zelenksy que é a favor da ‘Ucrânia e da Rússia’

O encontro realizado em Washington entre Donald Trump e Volodymyr Zelensky foi marcado por um clima de tensão, com ambos os líderes trocando acusações sobre a situação da Guerra da Ucrânia. Zelensky pressionou Trump a adotar uma postura mais firme, uma vez que o presidente americano havia demonstrado alinhamento com a perspectiva de Vladimir Putin sobre o conflito em curso. Durante a conversa, Trump fez declarações contundentes, afirmando que a Ucrânia não estava obtendo vitórias e exigindo reconhecimento pelo apoio militar que os Estados Unidos têm fornecido. “Eu sou a favor da Ucrânia e da Rússia”, disse Trump, após o ataque. Por sua vez, Zelensky defendeu que Putin deve arcar com as consequências da guerra, insistindo na necessidade de responsabilização.

Além disso, Trump sugeriu que a Ucrânia deveria considerar a possibilidade de um acordo, alertando que, caso contrário, enfrentaria repercussões. Ele também garantiu que os EUA continuariam a enviar armamentos, mas não ofereceu promessas de segurança para o país. Esse encontro ocorreu em um momento em que as negociações entre EUA e Rússia estavam em andamento, com Trump buscando uma forma de se distanciar das questões europeias. Zelensky, por sua vez, recebeu garantias de apoio significativo de aliados europeus, embora a situação se mostre complexa.

A presença de tropas da Otan na Ucrânia é um ponto de discórdia, sendo considerada inaceitável por Putin. Essa dinâmica complica ainda mais a busca por uma solução pacífica para o conflito. Em relação a um acordo sobre exploração mineral, Trump decidiu não seguir com a ideia de compensação financeira substancial. Em vez disso, optou por um compromisso de exploração conjunta, que pode levar um longo período para ser efetivado, refletindo a dificuldade em alcançar consensos em meio a um cenário tão conturbado.

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Fonte: Jovem Pan

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Alagoas perde mais moradores do que ganha, aponta Censo 2022

Alagoas apresentou um saldo migratório negativo em 2022, segundo...

Lei acaba com atenuantes para crimes sexuais contra mulheres

Entrou em vigor na sexta-feira (4) a lei que...

Visto estudantil para EUA: saiba quais publicações evitar para não ser rejeitado

A política anti-imigração de Donald Trump tem sido um...