O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (30) que tem “um ótimo relacionamento” com o novo primeiro-ministro canadense, Mark Carney, vencedor das eleições gerais de segunda-feira, e disse que em breve o receberá na Casa Branca. “Acho que temos um ótimo relacionamento. Ele me ligou ontem e disse: ‘Vamos fazer um acordo’”, relatou Trump a jornalistas durante uma reunião com seu gabinete na Casa Branca.
O político republicano descreveu Carney, sucessor de Justin Trudeau e líder do Partido Liberal – o partido vencedor nas eleições – como “um cavalheiro muito simpático”, e explicou que pode recebê-lo em Washington na semana que vem. “Ele é um cara bastante liberal. Falei com ele ontem. Ele foi incrivelmente simpático. E eu o parabenizei”, declarou Trump.
Trump até sugeriu que tem um relacionamento melhor com Carney do que com o candidato conservador, Pierre Poilievre, embora com esse último seja mais afinado ideologicamente. “Ambos odiavam Trump, e aquele que ganhou é o que menos odeia Trump”, analisou o americano.
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
A guerra tarifária de Trump e sua repetida ameaça de anexar o Canadá como o 51º estado dos Estados Unidos permitiram que o Partido Liberal revertesse as pesquisas que previam uma derrota certa após quase uma década de governo de Trudeau.
*Com informações da EFE
Publicado por Nátaly Tenório
Fonte: Jovem Pan