26.7 C
Arapiraca
Segunda-feira, 24 Fevereiro, 2025

Trump nomeia Dan Bongino como diretor-adjunto do FBI

O presidente Donald Trump anunciou a nomeação do ex-policial e apresentador de podcast de direita Dan Bongino como vice-diretor do Federal Bureau of Investigation (FBI) dos EUA. Bongino, ex-policial de Nova York e agente do Serviço Secreto dos EUA, apresenta um popular podcast de direita e é um firme defensor de Trump, cujas posições ele apoiou com desinformação.

“Ótima notícia para a aplicação da lei e da justiça dos EUA! Dan Bongino, um homem com incrível amor e paixão pelo nosso país, acaba de ser nomeado o próximo diretor-adjunto do FBI, pelo homem que será o melhor Diretor da história, Kash Patel”, disse Trump, usando letras maiúsculas, em sua plataforma Truth Social na noite de domingo (24).

O cargo não exige confirmação do Senado. Bongino será, portanto, o número dois na principal agência de aplicação da lei do país, reportando-se a Patel. Os sites de verificação de fatos frequentemente citam o podcast de Bongino por espalhar desinformação sobre a eleição de 2020 nos EUA, os tumultos de 6 de janeiro de 2021 no Capitólio dos EUA e a pandemia de covid-19.

Em 2022, ele foi “banido do YouTube e do serviço de anúncios do Google por divulgar informações erradas sobre a covid-19”, de acordo com a organização de vigilância Media Matters for America. Em um episódio recente de seu podcast sobre a decisão de um juiz federal contra uma política do governo Trump, ele aconselhou o presidente republicano a “ignorar” as ordens do juiz.

O podcast homônimo de Bongino está entre os 20 melhores dos Estados Unidos em termos de audiência, de acordo com a Edison Research e a Podtrac. Em 2012, Bongino concorreu ao Senado em Maryland e depois ao Congresso em Maryland e na Flórida. Não obteve sucesso em nenhuma delas.

“Minha carreira sempre foi voltada para o serviço. Estou aqui para trabalhar. Estou aqui para liderar. E estou aqui para garantir que as instituições de aplicação da lei dos Estados Unidos mantenham os valores e a integridade sobre os quais foram construídas”, disse Bongino em um comunicado na segunda-feira.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Patel o chamou de “guerreiro”. “Com Pam Bondi como nossa nova procuradora-geral, estamos montando uma equipe focada em restaurar a confiança do público, defender o estado de direito e garantir que a justiça seja feita”, disse ele. Durante a campanha eleitoral, Trump, que em maio de 2024 foi condenado por 34 crimes, frequentemente alegou que estava sendo alvo de investigações criminais com motivação política e prometeu limpar o Departamento de Justiça e outras agências se ganhasse a eleição.

*Com informações da AFP
Publicado por Victor Oliveira

 

Fonte: Jovem Pan

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

São Paulo confirma lesão de Pablo Maia e volante passará por cirurgia

Pablo Maia, volante do São Paulo, enfrentou uma lesão...

Trump aprova força de paz europeia para negociar cessar-fogo na Ucrânia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou sua...

EUA impõem novas sanções ao Irã para combater transporte ilegal de petróleo

Os Estados Unidos implementaram um novo conjunto de sanções...

Carol Castro exibe tatuagens em dia de piscina

Neste domingo (23), a atriz Carol Castro, de 40...