23.2 C
Arapiraca
Segunda-feira, 31 Março, 2025

Trump tem conversa ‘produtiva’ com novo premiê do Canadá em meio a tensões comerciais

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o novo primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, tiveram uma conversa “extremamente produtiva” nesta sexta-feira (28), disse o presidente republicano, que tem prejudicado as relações com seu vizinho do norte com sua política comercial e ameaças de anexação. Trump acrescentou que os dois concordaram em se encontrar logo após as eleições gerais do Canadá em 28 de abril, que Carney convocou logo após assumir o cargo de primeiro-ministro no lugar de Justin Trudeau.
“Acabei de falar com o primeiro-ministro Mark Carney, do Canadá. Foi uma ligação extremamente produtiva e concordamos em muitas coisas”, disse Trump em sua rede Truth Social. O presidente americano anunciou que os dois se “reunirão imediatamente após as próximas eleições canadenses para trabalhar em elementos (…) que acabarão sendo ótimos tanto para os Estados Unidos da América quanto para o Canadá”.
O comentário otimista de Trump marcou uma mudança drástica no tom da retórica recente entre Washington e Ottawa. Carney declarou na quinta-feira que a era de profundos laços econômicos, militares e de segurança entre o Canadá e os Estados Unidos “acabou”.  Ele também prometeu retaliar a decisão “injustificada” de Trump esta semana de impor tarifas de 25% sobre os automóveis. Esse imposto entrará em vigor na próxima semana e ameaça ser devastador para a economia canadense, já que o setor automotivo emprega cerca de 500.000 pessoas no país.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

WhatsApp

Carney também disse, na quinta-feira, que não participará de negociações comerciais com Washington até que Trump mostre “respeito” pelo Canadá. Acima de tudo, o primeiro-ministro pede ao republicano que retire suas ameaças de fazer de seu parceiro da Otan o 51º estado dos EUA.
*Com informações da AFP
Publicado por Victor Oliveira

Leia também

Vice-presidente dos Estados Unidos visita Groenlândia em meio a ameaças de Trump de anexação

Líderes europeus defendem sanções contra a Rússia

 

Fonte: Jovem Pan

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Trump declara que tarifas dos Estados Unidos afetarão ‘todos os países’

O presidente Donald Trump afirmou no domingo (30) que...

Israel nomeia ex-comandante da marinha como novo diretor de Segurança Interna

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, nomeou um ex-comandante da...

Irã rejeita negociações diretas com os EUA sobre programa nuclear

O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, afirmou neste domingo...