26.9 C
Arapiraca
Sábado, 6 Setembro, 2025

TSE inicia julgamento de mais três ações contra Bolsonaro

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou na noite dessa terça-feira (24/10) a sessão de julgamento de três ações contra a conduta do ex-presidente Jair Bolsonaro durante as comemorações de 7 de setembro de 2022.

Nas ações, o PDT e a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) pedem a inelegibilidade de Bolsonaro, além da aplicação de multa, pela acusação de utilizar as comemorações do Bicentenário da Independência para promover sua candidatura à reeleição no pleito de outubro do ano passado. A punição também pode atingir o general Braga Netto, vice na chapa de Bolsonaro.

Para a acusação, o ex-presidente usou o 7 de setembro para realizar atos de campanha, utilizando a “máquina pública em benefício próprio”.

Em caso de condenação, Bolsonaro pode ficar inelegível por oito anos pela segunda vez. Contudo, o prazo de oito anos continua valendo em função da primeira condenação e não será contado duas vezes.

Em junho deste ano, o ex-presidente foi condenado pela Corte Eleitoral à inelegibilidade por oito anos por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação ao usar uma reunião com embaixadores, em julho do ano passado, no Palácio da Alvorada, para atacar o sistema eletrônico de votação.

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Israel destrói outro grande edifício residencial na Cidade de Gaza

O Exército israelense destruiu neste sábado (6) outro grande...

Tarifaço imposto pelos EUA a exportações do Brasil completa um mês neste sábado

O tarifaço imposto pelos Estados Unidos a exportações brasileiras...

Itália se despede de Giorgio Armani em cerimônia em Milão

Centenas de pessoas foram neste sábado (6) em Milão,...