22.1 C
Arapiraca
Quinta-feira, 8 Maio, 2025

Última missa antes de conclave tem apelos por unidade da Igreja

Os cardeais da Igreja Católica iniciaram nesta quarta-feira (7), no Vaticano, o conclave que elegerá o sucessor do papa Francisco, falecido em 21 de abril. A primeira votação será realizada durante a tarde, na Capela Sistina, em um processo cercado de sigilo e tradição. O rito começou com a missa “Pro Eligendo Pontifice”, celebrada pelo decano do Colégio Cardinalício, Giovanni Battista Re, de 91 anos, na Basílica de São Pedro. Durante a homilia, Re reforçou o pedido de unidade da Igreja em um “momento difícil e complexo da história”. “Estamos aqui para invocar a ajuda do Espírito Santo, para que seja eleito o papa que a Igreja e a humanidade precisam”, afirmou.
Após a missa, os 133 cardeais eleitores — com menos de 80 anos — seguiram para a Capela Paulina e, em seguida, para a Capela Sistina, onde prestaram juramento de sigilo. Com o comando “extra omnes” (“todos fora”), os que não participam da eleição deixaram o local e as portas foram trancadas, marcando o início oficial da votação. Os cardeais votarão sob o célebre afresco do Juízo Final, de Michelangelo. Cada um escreve o nome do candidato em um papel, que é depositado em uma urna de prata. As cédulas são queimadas ao final da apuração: fumaça preta indica que nenhum candidato alcançou os dois terços dos votos necessários — ao menos 89 votos —; a fumaça branca anuncia a eleição do novo pontífice.
No primeiro dia, está prevista apenas uma votação, sem expectativa de definição. Caso ninguém seja eleito, o processo continuará a partir de quinta-feira (8), com duas votações pela manhã e duas à tarde, até que seja alcançado o consenso. Entre os possíveis sucessores de Francisco estão o italiano Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano por 12 anos, além de nomes como o também italiano Pierbattista Pizzaballa, o húngaro Peter Erdo, o cingalês Malcolm Ranjith e o espanhol Ángel Fernández Artime.
O conclave ocorre em meio a desafios internos da Igreja, como a crise de abusos sexuais, as finanças do Vaticano e o equilíbrio entre alas progressistas e conservadoras. Francisco foi responsável por criar 80% dos cardeais eleitores, tornando este o conclave mais internacional da história, com representantes de 70 países.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

WhatsApp

O processo eleitoral segue regras rígidas: os cardeais estão isolados, sem acesso à internet, telefones ou imprensa, e permanecem hospedados na Casa Santa Marta até a escolha do novo líder da Igreja Católica, que hoje reúne cerca de 1,4 bilhão de fiéis no mundo.

Leia também

Cardeais celebram última missa antes do conclave para eleição do próximo papa

Cardeais têm três dias para escolher novo pontífice: veja o passo a passo da eleição

Publicado por Felipe Dantas
*Reportagem produzida com auxílio de IA

Fonte: Jovem Pan

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Palmeiras bate Cerro e se classifica para as oitavas da Libertadores

O Palmeiras superou qualquer possibilidade de ambiente hostil ao...

São Paulo é confirmada cidade-sede da Copa do Mundo Feminina no Brasil

A cidade de São Paulo foi eleita como cidade-cede...

Maracanã será palco da final do Mundial Feminino de 2027

Com o Maracanã como sede da final, os oito...

Flamengo cede o empate ao Central Córdoba e se complica na Libertadores

O Flamengo pagou caro pela má exibição nesta quarta-feira...