domingo, 14 agosto, 2022
HomeArapiracaVacinas na gestação: Saiba quais são obrigatórias – Saúde em Foco

Vacinas na gestação: Saiba quais são obrigatórias – Saúde em Foco

Dr. Joney Fábio orienta que é importante que a gestante converse com o seu médico sobre as vacinas que já tomou

Nesta quarta-feira (10/02), o Programa Saúde em Foco, transmitido pela Rádio 91.5 FM, teve como tema vacinas na gestação. Para falar sobre o assunto, André Pepes entrevistou o Dr. Joney Fábio de Melo Aragão, ginecologista e obstetra da Clínica Fetus.

O Dr. Joney Fábio começou destacando que as vacinas representam um grande avanço na medicina e também são fundamentais para as gestantes. Segundo ele, as vacinas obrigatórias para gestantes são: contra a gripe (H1N1), contra a hepatite B, a DT (imuniza para difteria e tétano) e a DTPA (imuniza para difteria, tétano e coqueluche).

De acordo com o médico, todas essas vacinas são disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e fazem parte do Programa Nacional de Imunização. “Quando a mulher fica grávida, deve conversar com o seu médico sobre as vacinas que já tomou para assim atualizar o seu cartão de vacinação e tomar as vacinas que são obrigatórias”, explicou.

Em relação às vacinas contra a Covid-19, Dr. Joney Fábio ressaltou que, inicialmente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) contraindicou explicitamente o uso das vacinas da Pfizer a da Moderna em gestantes, a menos que elas estivessem em alto risco. “Isso porque os dados ainda são insuficientes sobre possíveis efeitos dessas vacinas em gestantes, por isso, a OMS não recomenda a vacinação de mulheres grávidas”, relatou.

No entanto, no dia 29 de janeiro (29/01), a OMS mudou o discurso e informou que continua orientando que apenas mulheres grávidas com “alto risco inevitável de exposição” podem considerar a vacinação mediante “discussão com seu médico”, mas excluiu a parte do texto em que explicitamente não recomendava a vacinação e enfatizou o perfil de segurança da vacina.

Contudo, o Dr. Joney Fábio orienta que é importante que a gestante converse com o seu médico sobre a vacinação contra a Covid-19.

Dr. Joney Fábio de Melo Aragão é ginecologista e obstetra da Clínica Fetus, que funciona na Avenida Deputada Ceci Cunha, nº 64, no bairro Brasília, em Arapiraca.

Para acompanhar o Saúde em Foco ao vivo, acompanhe a 91 FM, de segunda a sexta, às 13h. Para ouvir o programa acesse o perfil no Spotify clicando aqui. Acompanhe o programa também nas redes sociais.

Assista à entrevista na íntegra:

Reprodução: Portal NN1

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS