O governo da Venezuela fechou a fronteira do país com o Brasil nesta sexta-feira (10). A passagem de veículos está bloqueada pelo lado venezuelano na divisa com a cidade de Pacaraima (RR) desde que Nicolás Maduro tomou posse, na manhã desta sexta-feira (10). A Polícia Militar de Roraima informou que, apesar do fechamento, a movimentação de pedestres segue dentro da normalidade. Ressalta, no entanto, que houve uma “redução no fluxo migratório de entrada no Brasil, mas sem alterações significativas”.
Fontes da Operação Acolhida ouvidas pelo titular desta coluna confirmam que o fluxo na fronteira mantém-se inalterado dentro da normalidade. Ainda em relação à Operação Acolhida, não houve aumento do efetivo. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram militares venezuelanos fechando a rodovia com cones e barreiras. É possível ver também uma viatura da Polícia Militar de Roraima no local.
Uma fila de brasileiros que se dirigiam ao país vizinho se formou. A Operação Acolhida é uma resposta humanitária do Governo Federal ao fluxo migratório intenso de venezuelanos na fronteira entre os dois países. Criada em 2018, com o objetivo de garantir atendimento aos refugiados e migrantes venezuelanos, a Operação Acolhida consiste na realocação voluntária, segura, ordenada e gratuita dessas pessoas, em situação de vulnerabilidade, dos municípios de Roraima para outras cidades do Brasil.
Fonte: Jovem Pan