terça-feira, 26 outubro, 2021
InícioArapiracaVÍDEO – Aumento nos impostos e no preço do material de construção...

VÍDEO – Aumento nos impostos e no preço do material de construção gera crise no mercado imobiliário em Arapiraca

Segundo José Anchieta, construtor e corretor de imóveis, quem construía cincos casas, hoje está construindo apenas duas ou no máximo três, o que acaba gerando desemprego

A alta nas taxas de impostos tem aumentado os custos na construção civil, o que tem afetado o crescimento do setor em Arapiraca. A reportagem da NN FM conversou com José Anchieta, construtor e corretor de imóveis.

Segundo ele, no início deste ano, houve muito aumento nos impostos e isso afetou negativamente o mercado de imóveis. “O ISS não estava sendo cobrado, mas começou a ser cobrado este ano, afetando muito o mercado imobiliário, alguns construtores até já pararam de construir. Estamos enfrentando muitos problemas aqui em Arapiraca”, aponta José Anchieta.

De acordo com o construtor, o conjunto de fatores, somando o aumento nos impostos e no preço do material de construção é o que interfere muito. “Atualmente, a maior parte das vendas, cerca de 80% ou 90%, acontece a partir de financiamentos e para conseguir financiar, é preciso pagar todas as taxas de regularização, isso tem causado muitos transtornos para a construção civil”, destaca.

José Anchieta ressalta que, quem construía cincos casas, hoje está construindo apenas duas ou no máximo três, o que acaba gerando desemprego. “O cliente que compra uma casa pelo Minha Casa, Minha Vida, por exemplo, gasta em torno de 12 a 15 mil reais somente em taxas de regularização”, explica.

Em relação ao aumento no preço de materiais de construção, José Anchieta destaca que, no caso do tijolo, por exemplo, o aumento chegou a cerca de 200%, no começo da pandemia. “Eu acredito que mais de 50% dos empregos são gerados pela construção civil aqui em Arapiraca. Sendo assim, a crise no setor da construção civil está gerando desemprego”, enfatiza.

Veja a entrevista:

Reprodução: NN Play

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS