sábado, 25 setembro, 2021
InícioArapiracaVÍDEO – Coordenador da 5ª GERE explica como será o retorno das...

VÍDEO – Coordenador da 5ª GERE explica como será o retorno das aulas presenciais na rede estadual de Alagoas

Professor Afonso destaca que está tudo planejado para o retorno das aulas presenciais e esclarece como vai funcionar o ensino de forma híbrida

A reportagem da 91 FM conversou com o professor José Afonso de Alcântara, coordenador da 5ª Gerência Regional de Ensino (5ª GERE), que é responsável pelas escolas estaduais da Região Agreste, sobre o retorno das aulas presencias na rede estadual de ensino de Alagoas, que deve acontecer no próximo dia 16 de agosto (16/08), com o ensino de forma híbrida.

De acordo com o professor Afonso, está tudo planejado para o retorno com o ensino híbrido, que vai funcionar da seguinte forma: As turmas serão divididas, 50% da turma terá aulas presenciais na primeira semana, enquanto a outra parte, 50%, ficará em casa. E assim vai reversando.

“Durante a semana de aulas presenciais serão passadas atividades para que os alunos que ficarão em casa na semana seguinte, fiquem ocupados no desenvolvimento dessas atividades”, explica o professor Afonso.

O professor reconhece que o ensino, de forma geral, teve um prejuízo gigantesco por conta da pandemia e isso aconteceu no mundo inteiro. “Mesmo em países desenvolvidos como a Holanda, por exemplo, calcula-se que o prejuízo no aprendizado foi de 50%. Então, não há o que se discutir em relação ao prejuízo no aprendizado dos nossos alunos”, ressalta.

Segundo ele, neste momento, a escola tem de ser um ambiente de acolhimento. “Nós temos de fazer uma busca ativa, mobilizando o Conselho Tutelar, secretarias de saúde para que os alunos que estão afastados, que não tivemos condições de acompanhar as aulas de forma remota possam voltar à escola”, aponta.

O coordenador explica que o Governo do Estado lançou o Programa Rumo às Aulas, através do qual as escolas receberam recursos para se preparar de forma a oferecer segurança sanitária aos alunos. “Além do distanciamento social que será respeitado, pois somente 50% da turma estará em sala de aula, os alunos estarão usando máscara e terão álcool em gel e detergente à disposição para lavar as mãos”, destaca.

Veja a entrevista:

Reprodução: NN Play

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS