segunda-feira, 23 maio, 2022
InícioArapiracaVÍDEO – Emater realiza oficinas de assistência técnica para agricultores beneficiários do...

VÍDEO – Emater realiza oficinas de assistência técnica para agricultores beneficiários do Programa Planta Alagoas

Moisés Leandro, presidente da Emater, fala sobre a importância das oficinas, a distribuição de sementes e a demanda por comercialização por meio do PAA

O Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas – Emater está realizando oficinas de assistência técnica para agricultores de Arapiraca e região que são beneficiários do Programa Planta Alagoas, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura. A reportagem da NN FM conversou com o presidente da Emater, Moisés Leandro.

De acordo com Moisés Leandro, a Emater está fazendo uma ação robusto de assistência técnica aos produtores da agricultura familiar nas regiões do Agreste e Sertão. “São cerca de 35 oficinas de assistência técnica que serão realizadas com 1.400 lideranças da agricultora familiar do estado. O conhecimento técnico é importante para aprimorar o conhecimento que o agricultor familiar já tem sobre o plantio de grãos como feijão e milho, como objetivo de melhorar a produção da agricultura familiar”, explica.

Segundo ele, em relação à entrega se sementes de grãos, o cadastramento de agricultores já foi feito pela Secretaria de Estado da Agricultura. “A Emater fica com a responsabilidade da gestão do processo de entrega das sementes e da assistência técnica aos agricultores”, ressalta o presidente da Emater.

Sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Moisés Leandro destaca que existe um convênio a ser implementado aqui no Estado de Alagoas. “Lamentavelmente, nós temos um cobertor muito curto para uma demanda que é muito maior para ser atendida e coberta. Lamentavelmente, o sucesso da agricultura familiar não pode depender exclusivamente da comercialização por meio das políticas públicas do Governo do Estado. Essas políticas públicas são essenciais, mas certamente não são suficientes para dar conta da demanda real por comercialização que o estado tem. Mas nós estamos trabalhando para melhorar cada vez mais essa assistência ao agricultor familiar”, enfatiza.

Veja a entrevista:

Reprodução: NN Play

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS