sexta-feira, 1 julho, 2022
InícioArapiracaVÍDEO - Pacientes de Equoterapia correm o risco de ficar sem tratamento...

VÍDEO – Pacientes de Equoterapia correm o risco de ficar sem tratamento por falta de repasse da Prefeitura de Arapiraca

A reportagem da NN FM esteve no local e conversou com o coordenador Clewerton Melo.

Os pacientes que fazem equoterapia, no Complexo Multidisciplinar Tarcizo Freire, correm o risco de ficar sem o tratamento por falta do repasse da Prefeitura de Arapiraca. O envio de verbas não ocorre há sete meses. A reportagem da NN FM esteve no local na manhã desta quinta-feira (13/01), e conversou com o coordenador Clewerton Melo, veja o vídeo abaixo.

O programa atende 100 pacientes, possui 20 funcionários e 14 cavalos. Uma vez que o município não possuí esse tratamento, os pacientes que necessitam de equoterapia, são encaminhados ao Complexo Multidisciplinar Tarcizo Freire, porém, desde junho de 2021 a Prefeitura de Arapiraca não realiza o repasse.

“Queria primeiro pedir que o poder público tenha um pouco mais de coração, e voltasse a fazer o seu papel, já que a Prefeitura não tem esse tipo de serviço e nós temos, ela precisa nos repassar alguma verba. E estamos há sete meses sem receber, e a situação está insustentável”, disse Clewerton Melo.

O coordenador explica que não possui respostas da Prefeitura. “A gente vai na Prefeitura e fica passando de gabinete em gabinete e não resolve. A informação no final do ano passado era de que estava na mesa do Prefeito Luciano Barbosa, só que ele não assinou, e agora eles dizem que precisa da aprovação do orçamento para o ano de 2022. Mas porque não foi repassado ano passado? O problema não vem de janeiro, e sim desde de junho do ano passado”.

O programa pode ser interrompido, e além dos pacientes ficarem sem tratamento, os funcionários podem perder os empregos. “Não é só o valor, tem que ver o lado humano. O programa provavelmente será interrompido porque não temos como sustentar toda a estrutura sem o repasse. Fazemos apelo para que o secretariado e o Prefeito Luciano Barbosa nos atenda, porque as famílias estão com medo de fiar sem tratamento e os funcionários de ficar sem emprego”, apela

A equoterapia ou terapia assistida por cavalos é um método terapêutico que utiliza o cavalo por meio de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.

Assista a reportagem do NN Play:

Reprodução: NN Play

 

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS