quarta-feira, 21 abril, 2021
InícioEspeciaisVÍDEO – Pai de adolescente, natural de Teotônio Vilela, pede ajuda para...

VÍDEO – Pai de adolescente, natural de Teotônio Vilela, pede ajuda para realizar tratamento da filha, de 13 anos, em São Paulo

NYcolly foi acometida por um câncer raro, que, segundos os médicos, atinge pacientes de 70, 80 anos: mielodisplasia.

Iris Nycolly da Silva Alves tem 13 anos, hoje. Mas, tinha apenas 11, quando começou a sentir os primeiros sintomas da doença pela qual foi acometida: Mielodisplasia, um câncer raro que, segundo os médicos que a atenderam, é mais comum em pacientes com 70, 80 anos – sendo anormal em pessoas com a idade de Nycolly.

Há dois anos, quando foi internada pela primeira  vez, no Hospital Santa Rosa, em Cuiabá, capital de Mato Grosso, a 498 Km de onde reside, em Sapezal, no mesmo estado, Iris ficou 8 dias sob os cuidados dos médicos.

Ivanildo Alves, seu Pai, conta que as plaquetas da filha ainda não tinham atingido o número ideal esperado pelos médicos, mas mesmo assim, foi liberada para voltar e continuar o tratamento em casa. Até aquele momento, ainda não se sabia qual, exatamente, era o seu problema de saúde.

Segundo conta Ivanildo, no vídeo que gravou ao lado da filha para pedir ajuda financeira, os medicamentos dos quais Nycolly faz uso são a base de corticoides, que causam retenção de líquido, e por isso, vem afetando a visão da filha, que já sofria de problemas nos olhos.

Em novembro e dezembro do ano passado, a adolescente, conforme explica o Pai, teve uma recaída muito severa, o que a fez voltar para o Hospital em Cuiabá. Depois de 18 dias internada, realizando inúmeros exames, e tendo sofrido, nesse período, com coágulos de sangue na boca, e em outras partes do corpo, entre outras ocorrências que agravaram o estado de saúde de Nycolly, os médicos conseguiram descobrir a doença.

Segundo o Dr. Roberto Buessio, hematologista e hemoterapeuta da Hematologia e Transplante de Medula Óssea da Beneficência Portuguesa de São Paulo, “a síndrome mielodisplásica ou mielodisplasia é uma condição na qual há falência da medula óssea em produzir células que formam o sangue em quantidade suficiente”.

Ainda conforme o profissional de saúde, “o evento se deve ao surgimento na medula óssea de células anômalas ou clonais, que geralmente evoluem em fases para um quadro mais grave de leucemização. Assim, pode ser considerada um tipo de câncer ou doença pré-maligna”, escreve ele.

Apesar de ser muito grave, existe tratamento para o controle da doença. Já a cura da enfermidade só é possível através de transplante alogênico de medula óssea. Para tanto é preciso encontrar um doador compatível – na família ou em bancos de medula óssea ou de cordão umbilical.

Ivanildo, Pai de Nycolly, mostra fotos de período difícil, vivido pela filha, quando foi internada em Cuiabá, pela segunda vez.

Depois da mais recente peregrinação, ocorrida no fim do ano passado, Nycolly e o Pai voltaram para Sapezal mais uma vez, onde a jovem continua fazendo tratamento, só que não especializado.

Para prosseguir lutando por sua vida, Iris, que atualmente encontra-se com suas plaquetas em apenas 5.000, precisa de ajuda financeira para ir até Barretos, em São Paulo. Ela deve estar na cidade paulistana no dia 05 de abril, e, segundo a médica que irá acompanhá-la, a orientação é que, por conta do seu estado de saúde, a jovem viaje de avião.

Por isso uma campanha foi lançada por moradores, amigos, familiares e conhecidos de Nycolly em Teotônio Vilela, no agreste alagoano. O compartilhamento do vídeo de Ivanildo Alves pedindo ajuda para buscar a cura de sua filha está sendo feito, juntamente com número de conta para depósito, em qualquer quantia, bem como endereço eletrônico de vaquinha na internet.

Nenhuma forma de ajuda à Nycolly foi deixada de fora: depósito em conta poupança, da Caixa, tendo como titular o pai da adolescente, e, boleto, cartão de crédito, pix, paypal, paypal débito, entre outros, através da vaquinha virtual.

Os valores arrecadados serão utilizados para aquisição das passagens aéreas, pagamento de estadias do Pai, entre outras despesas necessárias para a permanência de Iris Nycolly e Ivanildo Alves, em Barretos.

Abaixo segue informações para colaborar com a luta de Irys Nicolly, de apenas 13 anos anos de idade.

Conta Poupança Caixa

Agencia: 3626

Operação: 013

Conta-poupança: 06515-4

Chave Pix: 044 557 484 40

Link para vaquinha online: http://vaka.me/1875705

 

Assista ao vídeo:

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS