quinta-feira, 9 dezembro, 2021
InícioArapiracaVÍDEO – Saiba como reativar o seu título eleitoral para evitar problemas...

VÍDEO – Saiba como reativar o seu título eleitoral para evitar problemas futuros

Alberto Alencar, chefe de cartório da 22ª zona eleitoral, em Arapiraca, explica o que o eleitor deve fazer para reativar o título cancelado pela Justiça Eleitoral

O Tribunal Regional de Alagoas (TRE/AL) informou, na semana passada, que 37 mil títulos eleitorais foram desativados no estado. A Justiça Eleitoral cancelou títulos de eleitores que passaram três eleições seguidas sem votar e sem justificar. A reportagem da NN FM conversou com Alberto Alencar, chefe de cartório da 22ª zona eleitoral, em Arapiraca, sobre a situação dos eleitores que estão com o título cancelado.

De acordo com Alberto Alencar, para reativar o título, o eleitor pode comparecer ao cartório eleitoral para pagar as multas devidas e reativar o seu título. “O eleitor também pode resolver a situação pela internet, no site da Justiça Eleitoral, onde terá acesso às multas referentes aos anos que não compareceu às eleições. Somente depois de pagar as multas, a Justiça vai regularizar o título”, explica.

Ele ressalta que o CPF pode ser cancelado por conta do cancelamento do título eleitoral. “É importante que o eleitor resolva sua situação perante a Justiça Eleitoral para evitar problemas no momento que precisar do documento”, aponta.

Segundo Alberto, o primeiro procedimento é fazer o pagamento das multas devidas, depois ocorre um processo de revisão por parte da Justiça Eleitoral, o que demanda alguns dias, para que o título seja reativado. “O eleitor tem o prazo até maio de 2022 para regularizar o seu título”, destaca.

Para consultar a situação do seu título e, caso esteja cancelado, reativar o documento, acesse: https://www.tre-al.jus.br/ ou https://www.justicaeleitoral.jus.br/.

Veja a entrevista:

Reprodução: NN Play

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS