Um condutor de 29 anos foi preso após causar um atropelamento e tentar fugir da polícia, na tarde dessa terça-feira (26/09), no bairro Primavera, em Arapiraca. Ele estava com sinais claros de alteração psíquica.
De acordo com a Polícia Militar, guarnições foram informadas de que um condutor de um veículo Renault Sandero de cor branca, que estava dirigindo em alta velocidade nas proximidades da linha trem, praticando “cavalo de pau”, teria atropelado uma pessoa.
Os militares localizaram o veículo, e o condutor, ao perceber a presença dos militares, empreendeu fuga e só parou após as equipes se dividirem e cercarem o veículo pela dianteira e traseira, gerando uma colisão entre a traseira do veículo e a viatura. O condutor foi imobilizado, sendo necessário o uso da força.
Após ser algemado e colocado na cápsula de retenção, o homem se manteve alterado, dando chutes e cabeçadas no compartimento, gerando danos na viatura. Nesse momento, ao ser retirado da cápsula danificada para a outra viatura, o homem passou a chutar os militares, chegando a atingir a mão de um deles. Além disso, ameaçou as equipes.
No veículo foi encontrado uma porção de maconha e material para consumo. Tendo em vista que o homem possuía sinais claros de alterações psíquicas, proveniente de uso de bebida alcoólica ou substância psicoativa, foi oferecido a oportunidade de realizar o teste do etilômetro, o qual foi negado pelo mesmo. Por isso, foi realizado o termo de constatação, lavrados os respectivos autos de infração de trânsito e o veículo foi recolhido ao pátio do Detran.
Por fim, o condutor e a vítima do acidente foram conduzidas até a Central de Polícia Civil. Também foram apreendidos um pedaço de maconha (2g);folhas de papel de seda; e triturador (dichavador).
O homem foi autuado por conduzir veículo com capacidade psicomotora alterada (art. 306, §1º, II, Lei 9.503/97); lesão corporal culposa na direção de veículo automotor (art. 303, Lei 9.503/97), consumo pessoal de drogas (art. 28, caput, Lei 11.343/06); Resistência (art. 329, §1º, CP); Ameaça (art. 147, CP); Dano (art. 163, CP).