O Hallowands, tradicional festa de Halloween do Pub Treze, chega à sua 5ª edição com um novo formato: a partir deste ano, o evento se consolida como o 1º Festival de Terror de Alagoas. Mais um marco que Arapiraca consegue cravar.
Totalmente independente, o festival é uma realização da produtora Curtindo Um Barato Juntos e promete uma semana de imersão no universo sombrio, artístico e potente do “Submundo” (como o bar é carinhosamente conhecido pelos frequentadores).
A programação começa nesta terça-feira (21), com a Oficina de Maquiagem Artística, ministrada por Jeová Jackson Make Up. A atividade é gratuita (mas já sem vagas) e voltada para quem quer aprender técnicas de caracterização e aprimorar suas produções assustadoras.
Já na quarta (22), o clima esquenta com o Karaokê Night Especial Hallowands, uma das noites mais esperadas do Pub Treze. A entrada é simbólica, convertida em consumo, e o melhor cantor ou cantora da noite leva premiação em dinheiro, com direito a uma surpresa no meio da sessão de cantoria.
No dia seguinte, quinta-feira (23), o bar se transforma em uma pequena sala de cinema com o Cineclube Especial Hallowands, que exibirá uma seleção de filmes de terror com curadoria da cineasta, fotógrafa e produtora Isadora Magalhães. A entrada também é gratuita.
O encerramento do festival acontece no sábado (25), com uma noite de shows que promete estremecer o “Submundo”: sobem ao palco as bandas Tobias; Myrna Araújo canta Janis Joplin; e Rock em Dobro, sem contar com o genuíno som das DJs Leviathan e Winiwiniwiniwiniwini.
A programação inclui, ainda, o tradicional concurso de fantasia, que em 2025 premiará o vencedor(a) com R$ 1 mil.
Além da programação diversa, o festival mantém o compromisso com a inclusão e a liberdade, com a Lista T, que garante entrada livre para pessoas trans.
Segundo o organizador do Hallowands, Alysson Galdino, mesmo sendo uma edição independente, sem parceiros culturais, o evento dá um passo importante ao se transformar em festival — um movimento que fortalece a cena cultural alternativa de Arapiraca, no Agreste alagoano, e abre caminho para novas oportunidades, inclusive em futuros editais de fomento.
“O Pub Treze é um ponto de encontro de almas inquietas, um lugar onde as pessoas se reúnem não pelo copo, mas pela conversa, pela arte e por essa energia que faz a gente se reconhecer no outro — mesmo que estejamos fantasiados, que será o caso [risos]. As expectativas são boas! Estou muito feliz por dar esse novo passo! Enfim, a intenção é inserir o Hallowands, de fato, no calendário anual da cidade e quem sabe numa rota turística. Afinal, Arapiraca sabe fazer festa”, diz Alysson.
Por isso, com o espírito que sempre marcou o Pub Treze, o Hallowands celebra o poder da arte, da liberdade e da fantasia.
Em uma cidade que já começa reconhecer o evento como tradição, o festival reafirma o Halloween como um espaço para que todos e todas possam ser ainda mais quem são e celebrar isso uma vez mais.
Para mais informações, acesse os perfis oficiais que integram a rede do festival: @pubtreze, @hallowands e @curtindoumbaratojuntos.
Os últimos ingressos podem ser adquiridos na portaria do evento. Ou melhor: no portal. Entre, se tiver coragem. Você não sairá o mesmo.