25.2 C
Arapiraca
Segunda-feira, 18 Março, 2024
BRL - Moeda brasileira
EUR
5,4424
USD
4,9792
spot_img

VÍDEOS – Após parte de mina da Braskem se romper, Defesa Civil diz que fenômeno foi concentrado e descarta alerta máximo

O rompimento de parte da mina 18 da Braskem, nesse domingo (10/12), deve fazer com que o afundamento do solo desacelere devido ao preenchimento da cavidade com rocha e água da lagoa, segundo a Defesa Civil de Maceió.

Não se sabe ainda o tamanho da cratera aberta sob a água. Desde a tarde desse domingo que técnicos da Defesa Civil trabalham na área para avaliar os danos. Segundo o órgão “A Defesa Civil de Maceió informa que às 13h15 deste domingo a mina 18 sofreu um rompimento, que pôde ser percebido num trecho da Lagoa Mundaú, bairro do Mutange. No momento, técnicos da Defesa Civil estão monitorando o local em busca de mais informações. A Defesa Civil ressalta que a mina e todo o seu entorno estão desocupados e não há qualquer risco para as pessoas”.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Abelardo Nobre, o local do rompimento fica próximo ao antigo CT do CSA, numa área já desocupada e monitorada 24h pelos profissionais. Ele explicou também que até o momento não há anormalidades nas outras minas da região. Ele também enfatizou que não existe o risco de o rompimento ser ampliado, pelo contrário, agora vai entrar em um ritmo de desaceleração.

Veja os vídeos:

Em coletiva de imprensa realizada neste domingo (10/12), o prefeito de Maceió, JHC, pregou a unidade política para minimizar os danos causados pelo rompimento da mina 18, no Mutange. JHC também se reuniu com representantes do governo do Estado para tratar sobre os próximos passos que devem ser seguidos após o colapso da mina.

“A unidade política é fundamental para definir as ações para os próximos passos. Precisamos unir esforços para chegar a uma solução. Fiquem tranquilos, e qualquer informação que for necessária compartilhar com a população vamos compartilhar”, disse.

Ele também explicou que nenhum dos equipamentos da Defesa Civil registram alerta máximo. “O fenômeno aconteceu e foi um movimento concentrado e local naquela área. Nenhum dos nossos equipamentos registrou alerta máximo. O momento é de união e é por isso que a Prefeitura de Maceió tem trazido as informações para a imprensa, com responsabilidade para que possamos conduzir esse momento da maneira mais adequada possível, ressaltou JHC.

O prefeito também afirmou que os moradores do Bom Parto e Flexal serão incluídos no termo de compensação da Braskem.

“Vamos discutir todos os pleitos que os moradores estão nos trazendo para amparar esses moradores nesse momento de aflição. A população acaba transmitindo a nós, e aqui a nossa função é estarmos próximos, para que essas angústias chegam até nós. A Prefeitura de Maceió desempenhará esse papel para esclarecer o que precisa ser esclarecido”, reforçou.

O secretário de Governo do Estado, Victor Pereira, afirmou que o objetivo do estado é garantir a segurança. “Vamos pressionar a Braskem para aumentar a área afetada, como os Flexais, Bom Parto e comunidade Marquês de Abrantes. Não se sabe o impacto ambiental do rompimento da mina, mas vamos recolher a maior quantidade de informações para fazer um diagnóstico”, disse.

Além das ações da Prefeitura de Maceió na área da mina 18, a Aeronáutica tem atuado no controle de espaço aéreo, para restringir voos de drone na região. E está também preparada para apoiar em caso de necessidade de deslocamento aéreo de carga. Também há previsão de um espaço aéreo condicionado em caso de sinistro.

Participaram da reunião os vereadores Galba Netto, João Catunda, os deputados federais Fábio Costa e Alfredo Gaspar. E representando o governo o coronel Moisés, Major Átila, coronel André Madeiro, do Gabinete Militar, e o secretário de Governo do Estado, Victor Pereira.

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Copa Sul-Americana 2024: confira como ficaram os grupos após o sorteio

Foi definido nesta segunda-feira, 18, os grupos da Copa...

Fabiana Justus retorna ao hospital para continuar tratamento contra leucemia

Fabiana Justus retornou ao hospital nesta segunda-feira (18) para...

Kate Middleton é vista fazendo compras com William após meses desaparecida, diz jornal

Após meses desaparecida e altas especulações referentes ao seu...