Secretaria de Saúde promove Oficina de Aconselhamento em Amamentação nos dias 18 e 19 de novembro
O evento vai ocorrer na Maternidade Santa Mônica, em Maceió, e visa fortalecer as ações de promoção ao aleitamento materno
Por Redação NN1 com Ascom Sesau
12 de Novembro de 2025 às 11:35
Imagem: Carla Cleto / Ascom Sesau
Em alusão ao Novembro Roxo, mês dedicado à sensibilização sobre os cuidados com o bebê prematuro, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoverá, nos dias 18 e 19 deste mês, a Oficina de Aconselhamento em Amamentação. A iniciativa, que ocorrerá no auditório da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), no bairro do Poço, em Maceió, é destinada aos profissionais de saúde que atuam na Atenção Primária à Saúde, com prioridade para os tutores da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil e para os técnicos que exercem suas atividades em Bancos de Leite Humano.
A oficina tem como objetivo fortalecer as ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, reconhecido como fundamental para o desenvolvimento saudável do recém-nascido, especialmente dos prematuros. A Campanha Novembro Roxo alerta sobre o crescente número de partos prematuros, como preveni-los e informa a respeito das consequências do nascimento antecipado para o bebê, família, sociedade e também para a equipe de saúde.
Durante os dois dias de atividades, os participantes terão a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e práticas de aconselhamento em amamentação. Para isso serão abordados temas como técnicas de pega do seio e posicionamento do bebê, manejo de dificuldades na lactação e estratégias de apoio às mães nos diferentes níveis de atenção à saúde.
Para a supervisora da Atenção à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente da Sesau, Luiza Balbino, realizar a oficina representa um passo importante para o fortalecimento das ações de apoio ao aleitamento. “Capacitar os profissionais é essencial para que possamos oferecer um acolhimento mais humanizado e eficaz para as mamães e os bebês, além de fortalecer as ações de cuidado voltadas à saúde da criança e da mulher dentro da rede de atenção”, disse.
Últimas notícias
Justiça cumpre reintegração de posse em fazenda ocupada pelo MST, em Arapiraca
Fla prevê saídas de jogadores em 2026; veja quem perdeu espaço
Cem dias sem solidão: confinamento de Bolsonaro é marcado por articulações políticas
Braskem anuncia acordo de R$ 1,2 bilhão por afundar solo de Maceió
Coordenador do PT recebeu R$ 2,6 milhões de empresa da Farra do INSS
VÍDEO - Homem que roubou loja no Centro de Arapiraca é preso
VÍDEO - PC recupera celular furtado e reforça importância do registro de ocorrência
Homem ateia fogo na casa da companheira e cachorro fica ferido em Maceió