PF cumpre mandado contra suspeito de fazer apologia ao nazismo e racismo pela internet, em Coruripe

Em um dos perfis eram veiculados livros relacionados ao nazismo, mensagens racistas e tutoriais ensinando a praticar crimes violentos

Por Redação NN1 14 de Novembro de 2025 às 21:02
Compartilhe Google News
PF cumpre mandado contra suspeito de fazer apologia ao nazismo e racismo pela internet, em Coruripe
Imagem: Ascom PF/AL
A Polícia Federal em Alagoas deflagrou, nesta sexta-feira (14), a fase ostensiva da operação “Torch” e cumpriu um mandado de busca e apreensão na cidade de Coruripe. A ação visa desvendar a autoria de crimes praticados por meio de uma rede social, envolvendo a utilização de perfis anônimos que veiculavam símbolos associados ao nazismo, mensagens racistas e recrutamento de crianças para realização de ataques extremistas.

De acordo com a PF, um dos perfis investigados criou uma comunidade aberta em uma rede social na qual eram veiculados livros relacionados ao nazismo, além de mensagens racistas e tutoriais ensinando como manipular crianças a praticar crimes violentos. Em suas postagens, ele pedia paciência aos seguidores e dizia estar em combate no oriente médio. As diligências realizadas em inquérito policial identificaram que, na verdade, ele sempre esteve na cidade de Coruripe e jamais participou de combates. 

Durante o cumprimento do mandado foram apreendidos equipamentos eletrônicos que serão submetidos à perícia.

O nome da operação é uma referência à ofensiva militar lançada pelos Aliados no Norte da África, em novembro de 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de desembarcar tropas e abrir uma frente contra as forças do Eixo. Essa ação ficou conhecida como “Operação Torch” e representou um marco na luta contra o nazismo e o facismo.

*Com informações da Ascom PF/AL