Uma operação conjunta, deflagrada na manhã desta quarta-feira (19), prendeu 12 integrantes da facção Comando Vermelho que atuavam nas cidades de Maceió e Marechal Deodoro. As prisões ocorreram durante a operação deflagrada pelas secretarias de Estado da Segurança Pública (SSP) e da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), e do Poder Judiciário.
A ação conjunta, realizada por meio de equipes das Polícias Militar, Civil e Penal, deu cumprimento a 11 mandados de prisão expedidos pela 16ª Vara de Execução Penal contra os faccionados da organização criminosa que tem atuação em vários estados do país. No decorrer da operação, mais um suspeito, que já possuía mandado de prisão em aberto, foi localizado e preso, elevando o número de detidos.
As investigações foram conduzidas pela Diretoria de Inteligência da PM, em parceria com o setor de Inteligência da Polícia Penal, resultando na identificação dos alvos e no planejamento das ações que estão em curso.
De acordo com o secretário interino da Segurança Pública, coronel Jairison, os alvos da operação já tinham condenações anteriores por crimes como tráfico de drogas e roubo, e haviam recebido progressão de pena. “As equipes identificaram que essas pessoas, mesmo monitoradas por tornozeleira eletrônica, voltaram a atuar em benefício da facção, reforçando a estrutura criminosa espalhada por diversas regiões do país”, afirmou.
Participaram da ação cerca de 70 policiais do Comando de Missões Especiais (CME), do Comando de Polícia da Região Metropolitana (CPRM), da Polícia Penal, da Dracco e da Oplit, reforçando a articulação entre as forças integradas.