Lula indica Jorge Messias, advogado-geral da União, para vaga no Supremo
Presidente preferiu o ministro da AGU ao senador Rodrigo Pacheco, que também disputava a antiga cadeira de Luís Roberto Barroso
Por Antonio Melo
20 de Novembro de 2025 às 12:57
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva formalizou nesta quinta-feira (20), a escolha do advogado-geral da União, Jorge Messias, para ocupar uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF). A vaga foi aberta com a aposentadoria de Luís Roberto Barroso, que ficou na Corte até o dia 18 de outubro. Os dois se reuniram no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência.
Messias era o favorito de Lula na disputa há meses, antes mesmo de Barroso deixar a Corte. O advogado-geral chegou a ser cotado para a cadeira que hoje é ocupada por Flávio Dino, mas o presidente teria prometido a ele a próxima vaga que fosse aberta no tribunal. A expectativa era que isso acontecesse apenas no próximo mandato, em caso de reeleição, mas Barroso resolveu antecipar a aposentadoria.
Além de Messias, também estava cotado na disputa o senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), mas o presidente prefere que ele concorra a governador de Minas Gerais em 2026. Pacheco, favorito entre ministros do STF com interlocução política, disse que vai deixar a vida pública.
Próximos passos
A indicação do presidente por si só não garante que Messias ocupe a cadeira no STF. O nome dele precisa ser aprovado no Senado. O rito prevê que o indicado passe por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, em sessão que costuma ser longa. Considerando as reuniões realizadas para aprovação dos atuais ministros do STF, a duração foi de, em média, oito horas.
O colegiado tem 27 integrantes, mas todos os 81 senadores podem fazer perguntas ao candidato a uma cadeira na Corte. O pretendente ao posto deve responder aos questionamentos, que podem ser sobre temas jurídicos, políticos e pessoais.
Após a sabatina, a CCJ elabora um parecer pela aprovação ou rejeição do nome do indicado para ocupar o cargo. A anuência é por maioria simples, em votação secreta.
Últimas notícias
VÍDEO: Operação da PM prende suspeitos de tráfico de drogas em Arapiraca
Matheus Ribeiro usa redes sociais para agradecer passagem pelo CRB
Palmeiras tenta recuperar seis convocados e prepara mudanças contra o Fluminense
Botafogo tem 58% de possibilidade de vaga direta na Libertadores; Flu e Bahia na luta
Flamengo critica VAR por não marcar pênalti em Bruno Henrique durante clássico com Fluminense: 'erro absurdo e grave'
Mulher morre após se jogar na frente de motociclista, que também morre, em Major Izidoro
VÍDEO: Preso suspeito de assassinar ex-vereador "Bolinha" na feira livre de Belém
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 5