Alunos de 6 a 10 anos estão mais atrasados que no período pré-pandemia
Na faixa etária, 90,7% estão na série correta
Por Agência Brasil
03 de Dezembro de 2025 às 11:11
Imagem: Joédson Alves/Agência Brasil
Nove em cada dez (90,7%) crianças de 6 a 10 anos estavam na série adequada de ensino no ano passado. Essa parcela é praticamente a mesma de 2023 (90,8%), mas fica abaixo do período pré-pandemia de covid-19.
Em 2019, antes do surgimento da crise sanitária, 95,7% das crianças de 6 a 10 anos estavam na série correta.
Os dados fazem parte do levantamento Síntese de Indicadores Sociais, divulgado nesta quarta-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Para medir o atraso escolar, o IBGE utiliza a taxa ajustada de frequência escolar líquida (Tafel), que representa a proporção de alunos que frequentam a etapa de ensino adequado à faixa etária ou que já a haviam concluído.
Por causa da pandemia, a pesquisa não foi realizada em 2020 e 2021. Em 2022, apresentou proporção de 91,9%.
Atraso na entrada
A analista do IBGE Luanda Chaves Botelho afirma que esse patamar abaixo do nível de 2019 é explicado justamente pela pandemia.
“Decorre, principalmente, do atraso da entrada das crianças na pré-escola no período pandêmico, repercutindo ainda no ingresso no ensino fundamental”.
No Brasil, a frequência na pré-escola é obrigatória a partir dos 4 anos de idade quando a criança faz aniversário até 31 de março.
Fora da meta
No grupo de crianças de 11 a 14 anos, a proporção das que estavam na série adequada foi de 89,1% em 2024. O patamar já figura acima do período pré-pandemia (87,4%).
No entanto, o indicador não cumpre a meta do Plano Nacional de Educação (PNE), de 95% das pessoas de 14 anos com o ensino fundamental concluído.
Outro parâmetro que mostra a educação brasileira fora de metas determinadas pelo PNE é a frequência à escola de crianças de até 5 anos.
No grupo até três anos, em 2024, 39,7% frequentavam creches. No entanto, a meta determina 50%. Apesar de fora do objetivo, é a maior proporção já registrada pela pesquisa, iniciada em 2016.
Quando o IBGE começou o levantamento, a parcela era 30,3%. Em 2023, foi de 38,6%.
Na faixa de 4 a 5 anos, 93,5% estavam na pré-escola, também o maior patamar desde 2016 (90%). Em 2023 ficou em 93%. A meta do PNE é a universalização, ou seja, praticamente todos.
Ao buscar os motivos para essas crianças estarem fora da escola, os pesquisadores identificaram que, nos dois grupos, a maior razão era “por opção dos pais ou responsáveis”.
Crianças até 3 anos fora da escola
- Por opção dos pais ou responsáveis: 59,9%
- Não tem escola/creche, falta vaga ou a escola não aceita a criança em razão da idade: 33,3%
- Outros: 6,8%
Crianças de 4 e 5 anos fora da escola
- Por opção dos pais ou responsáveis: 48,1%
- Não tem escola/creche, falta vaga ou a escola não aceita a criança em razão da idade: 39,4%
- Outros: 12,5%
Anos de estudo
A Síntese de Indicadores Sociais revela que a média de anos de estudo de pessoas no grupo de 18 a 29 anos é de 11,9 anos. Em 2016, eram 11,1 anos. A meta do PNE estabelece que sejam 12 anos.
A análise apresenta desigualdades dentro dessa faixa etária. Os brancos têm mais anos de estudo (12,5) que o conjunto de pretos e pardos (11,5).
Os jovens que formam o grupo com os 25% dos menores rendimentos domiciliares per capita (por pessoa) tinham 10,6 anos. Já os que eram donos dos 25% maiores rendimentos tinham 13,5 anos.
Últimas notícias
Polícia desarticula esquema de estelionato e lavagem de dinheiro em Alagoas envolvendo jogador do futebol europeu
Vasco vê lesão grave, e Piton deve ficar fora da semifinal da Copa do Brasil
Flamengo prepara investida para contratar Gabriel Brazão, do Santos
Polícia suspeita que assassinato de enfermeira em Maceió tenha ligação com prisão do marido
Presidente da Assembleia Legislativa do RJ é preso pela PF, suspeito de vazar informações sigilosas
Alta temporada deve injetar R$ 2,8 bilhões em Alagoas
Idosos têm nível de ocupação recorde com 8,3 milhões de trabalhadores
Transferência de Veículo passar a ser 100% Digital em Alagoas