Corpo de Bombeiros promove 403 praças em formatura que celebra os 78 anos da corporação

Solenidade ainda contou com a entrega da Medalha do Mérito Bombeiro Militar a 54 agraciados

Por Redação NN1 com Ascom CBM/AL 04 de Dezembro de 2025 às 09:02
Compartilhe Google News
Corpo de Bombeiros promove 403 praças em formatura que celebra os 78 anos da corporação
Imagem: Ascom CBM/AL
O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) promoveu, na quarta-feira (3), a formatura alusiva aos 78 anos de sua fundação. A cerimônia, realizada no Quartel do Comando-Geral (QCG), no bairro Trapiche da Barra, em Maceió, reuniu autoridades civis e militares em um momento marcado por homenagens e pela promoção de 403 praças

A tradicional solenidade de aniversário da corporação foi marcada por emoção e reconhecimento, celebrando a dedicação e os serviços prestados pelos militares promovidos. O comandante-geral do CBMAL, coronel Sérgio André Verçosa, parabenizou os militares pelas promoções, destacando o esforço e o compromisso de cada um, e ressaltando a importância dos 78 anos de história da corporação.


“São quase 80 anos dedicados, dia após dia, à proteção da vida humana, à defesa do patrimônio e à preservação do meio ambiente. Nossa história não é apenas institucional, é uma narrativa construída com coragem, dedicação e esperança, escrita por militares que, com seu serviço abnegado, se tornaram símbolos de confiança para todo o povo alagoano. Cada resgate realizado, cada vida salva, cada emergência atendida é fruto da determinação de homens e mulheres que vestem a farda com dignidade, sentido de missão e espírito público. A eles, expresso meu reconhecimento mais profundo”, afirmou.

O evento reuniu importantes autoridades, entre elas o coronel Bolívar; secretário de Defesa Social de Arapiraca; coronel Paes, presidente da Assomal; o promotor e auditor militar doutor Carlos Alberto; o capitão de fragata Rodrigo Ribeiro; e o perito-geral adjunto Wellington Melo.

A cerimônia contou ainda com a presença do secretário executivo de Políticas de Segurança Pública de Alagoas, coronel Patrick Madeiro, que destacou os constantes investimentos da secretaria em parceria com a corporação.

“Graças a investimentos robustos, provenientes tanto do Tesouro Estadual quanto de outras fontes, que se materializam na aquisição de viaturas, auto-bomba-tanques, veículos de combate a incêndio, trajes de aproximação, desencarceradores e tantos outros equipamentos que têm permitido salvar vidas”, listou Madeiro.

“Só compreende a importância de uma guarnição do Corpo de Bombeiros quem realmente precisou dela ou testemunhou uma ação de resgate realizada por esses valorosos profissionais. Vamos continuar buscando evoluir e trazer melhorias para nossos servidores, e essas melhorias, com certeza, serão ampliadas em nossas unidades”, completou.

Medalha do Mérito

Além das promoções, o evento foi marcado pela entrega da Medalha do Mérito Bombeiro Militar a 48 agraciados. Criada em 1993, a honraria reconhece civis e militares que se destacam por suas relevantes contribuições à corporação e à sociedade alagoana. Neste ano, os homenageados foram escolhidos pelo compromisso exemplar com a segurança pública e o bem-estar da população.

Também foi entregue a Medalha Amigo do Bombeiro ao coronel Luís Emídio Brandão Costa Pereira, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMRJ), em reconhecimento ao destaque no exercício de suas funções.


História

Fundado em 29 de novembro de 1947, o CBMAL comemorou no último sábado (29) seus 78 anos de história, uma trajetória que ultrapassa barreiras em prol do cuidado, da proteção e da missão de salvar vidas. A corporação, que antes era vinculada à Polícia Militar, conquistou autonomia administrativa e operacional em 26 de maio de 1993, tornando-se uma instituição independente e se consolidando como referência em segurança pública em Alagoas.


Ao longo de quase oito décadas, o CBMAL evoluiu continuamente, ampliando sua estrutura, modernizando seus equipamentos e fortalecendo seu efetivo. Atualmente, está presente em todo o território alagoano, com 12 batalhões, diversas unidades operacionais, postos de guarda-vidas e um efetivo de 1.199 militares que atuam do litoral ao sertão, chegando a quem mais precisa. Assim, o aniversário da instituição representa mais do que uma data comemorativa, é um marco de dedicação, compromisso e serviço à sociedade alagoana.