Dupla alagoana é convocada para Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica em 2026

Duda Arakaki e Bárbara Galvão fazem parte do grupo de atletas que irão representar o Brasil na próxima temporada

Por Gazetaweb 25 de Dezembro de 2025 às 17:19
Compartilhe Google News
Dupla alagoana é convocada para Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica em 2026
Imagem: Brasil fez história na Ginástica Rítmica em 2025. — Foto: MeloGym/CBG
A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) divulgou a relação de atletas que irão defender o país nas competições de ginástica rítmica ao longo de 2026, tanto em provas de conjunto, como individuais. Alagoas terá representantes mais uma vez. Integrantes da equipe em 2025, Bárbara Galvão e Duda Arakaki compõem a delegação no próximo ano.

De acordo com a coordenadora de seleções de ginástica rítmica e treinadora da seleção brasileira adulta da modalidade, Camila Ferezin, a manutenção da quantidade de atletas é adotar a estratégia que deu certo neste ano, com a conquista de duas medalhas de prata no Mundial disputado no último mês de agosto, no Rio de Janeiro.

“Nosso objetivo é manter tudo que deu certo neste ano tão vitorioso. Em 2025, conseguimos manter dois grupos trabalhando com excelência. Dessa maneira, fomos vice-campeãs mundiais com um grupo e campeãs pan-americanas com outro”, afirmou Ferezin.

A disputa do Mundial foi histórica em diversos sentidos. Ao som de “Evidências”, o conjunto fez grande apresentação na final da série mista (três bolas e dois arcos) e ficou com o segundo lugar. Duda Arakaki fez parte do grupo. No último dia 12, a seleção venceu o Prêmio Brasil Olímpico na categoria Equipe do Ano. Duda, capitã da equipe no Mundial, destacou o impacto do trabalho da treinadora nas conquistas históricas.

“Hoje somos vice-campeãs mundiais, mas quando a nossa treinadora Camila assumiu a Seleção, nosso conjunto era o 26º do mundo. Então, preciso agradecer às nossas treinadoras, porque sonharam e acreditaram antes de que parecesse possível e nos fizeram acreditar também. Agradeço a todas as minhas companheiras de equipe. Passamos por tudo juntas e hoje podemos celebrar juntas. O esporte nos ensinou que nada na vida vem fácil, mas com disciplina, coragem e amor, a gente consegue qualquer coisa. Esse amor nos trouxe até aqui e tenho certeza de que ainda nos levará muito longe”, falou.

Ao todo, foram 14 atletas convocadas para as provas de conjunto e mais três para as competições individuais.