Oposição pede que Edmundo González seja reconhecido presidente da Venezuela

Vencedora do Nobel da Paz, ativista Maria Corina Machado diz que o opositor a Maduro deve ser reconhecido como líder legítimo pelas forças armadas do país

Por CNN Brasil 03 de Janeiro de 2026 às 13:53
Compartilhe Google News
Oposição pede que Edmundo González seja reconhecido presidente da Venezuela
Imagem: A líder da oposição María Corina Machado e o candidato da oposição Edmundo González gesticulam ao se dirigirem a apoiadores, em Caracas, Venezuela • 30/07/2024REUTERS/Leonardo Fernandez Viloria
A ativista de oposição Maria Corina Machado publicou, neste sábado (3), por meio das redes sociais, que "é o momento" para Edmundo González Urrutia ser reconhecido como presidente legítimo da Venezuela.

A publicação se dá horas após os Estados Unidos invadirem a Venezuela e comunicarem que capturaram o ditador Nicolás Maduro.

"Este é o momento para aqueles que arriscaram tudo pela democracia em 28 de julho. Para aqueles que elegeram Edmundo González Urrutia como o legítimo presidente da Venezuela, que deve assumir imediatamente seu mandato constitucional e ser reconhecido como Comandante-Chefe das Forças Armadas Nacionais por todos os oficiais e soldados que as compõem".

Maria Corina Machado venceu o Prêmio Nobel da Paz de 2025 e é considerada uma aliada de Donald Trump e dos Estados Unidos na Venezuela.

"Hoje estamos preparados para exercer nosso mandato e assumir o poder. Permaneçamos vigilantes, ativos e organizados até que a transição democrática esteja completa. Uma transição que precisa de todos nós", afirmou.

"Aos venezuelanos que estão dentro do nosso país, estejam preparados para implementar o que comunicaremos em breve através dos nossos canais oficiais", comunicou.