Presidente interina da Venezuela fala em trabalhar "junto" com os EUA
No poder após captura de Maduro por forças americanas, Delcy disse que Venezuela considera relação "equilibrada e respeitosa" com os EUA como algo "prioritário"
Por CNN Brasil
05 de Janeiro de 2026 às 07:30
A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, disse que quer trabalhar “junto” aos Estados Unidos em uma “agenda de cooperação, orientada para o desenvolvimento compartilhado, dentro da estrutura do direito internacional”.
“Consideramos prioritário avançar rumo a uma relação internacional equilibrada e respeitosa entre os Estados Unidos e a Venezuela, e entre a Venezuela e os países da região, baseada na igualdade soberana e na não interferência”, afirmou Delcy em mensagem divulgada pelas redes sociais
Com a ausência do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, capturado pelos EUA em meio a um ataque militar na madrugada de sábado (3) em Caracas, Delcy, vice-presidente titular do país, passou a ser considerada a governante em exercício da Venezuela.
No domingo (4), Delcy recebeu apoio das Forças Armadas da Venezuela. Mesmo o presidente americano, Donald Trump, já se referia à vice-presidente titular como a líder em exercício do país, embora diga que, se seu governo “não se comportar”, os Estados Unidos podem realizar um novo ataque contra o território venezuelano.
Leia a íntegra da declaração (traduzida para o português):
"Mensagem da Venezuela ao mundo e aos Estados Unidos
A Venezuela reafirma seu compromisso com a paz e a coexistência pacífica. Nosso país aspira a viver sem ameaças externas, em um ambiente de respeito e cooperação internacional. Acreditamos que a paz global se constrói garantindo, primeiro, a paz de cada nação.
Consideramos prioritário avançar rumo a uma relação internacional equilibrada e respeitosa entre os Estados Unidos e a Venezuela, e entre a Venezuela e os países da região, baseada na igualdade soberana e na não interferência. Esses princípios norteiam nossa diplomacia com o resto do mundo.
Estendemos um convite ao governo dos EUA para trabalharmos juntos em uma agenda de cooperação, orientada para o desenvolvimento compartilhado, dentro da estrutura do direito internacional, e para fortalecer uma coexistência comunitária duradoura.
Presidente Donald Trump: nossos povos e nossa região merecem a paz e o diálogo, não a guerra. Essa sempre foi a posição do presidente Nicolás Maduro e é a de toda a Venezuela neste momento. Essa é a Venezuela em que acredito, à qual dediquei minha vida. Meu sonho é que a Venezuela seja uma grande potência onde todos os venezuelanos de bem estejam unidos.
A Venezuela tem direito à paz, ao desenvolvimento, à soberania e a um futuro.
Delcy Rodríguez, presidente interina da República Bolivariana da Venezuela"
Últimas notícias
"Vim pro ASA não pela proposta, mas pelo meu propósito", diz goleiro Dida
Janeiro Branco: Seprev reforça a importância do cuidado com a saúde mental para prevenção à dependência química
Motorista envolvido em acidente que matou radialista em Arapiraca é indiciado por homicídio culposo
Homem é preso suspeito de estuprar criança de seis anos, em São Miguel dos Campos
Homem é preso suspeito de matar professor de Educação Física encontrado morto dentro do próprio apartamento, em Maceió
Após queda de Bolsonaro, Moraes nega nova ida a hospital
Sefaz-AL inaugura nova unidade de atendimento em Arapiraca
Chamada pública prioriza associações e cooperativas de comunidades tradicionais para abastecer escolas indígenas e quilombolas