Lula e Petro conversam por telefone sobre situação na Venezuela
Líderes manifestaram preocupação com uso da força contra país vizinho
Por Agência Brasil
09 de Janeiro de 2026 às 07:55
Imagem: REUTERS/Maxwell Briceno/Proibida reprodução
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu uma ligação do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, na tarde desta quinta-feira (8), informou o Palácio do Planalto. O assunto da conversa foi a situação na Venezuela, que foi alvo de uma invasão militar dos Estados Unidos (EUA), no último sábado (3), que resultou no sequestro do presidente do país, Nicolás Maduro, e sua esposa, Cília Flores.
"Os dois mandatários manifestaram grande preocupação com o uso da força contra um país sul-americano, em violação ao direito internacional, à Carta das Nações Unidas e à soberania da Venezuela. E destacaram que tais ações constituem um precedente extremamente perigoso para a paz e a segurança regionais e para a ordem internacional", destacou o Planalto, em nota.
"Os dois mandatários manifestaram grande preocupação com o uso da força contra um país sul-americano, em violação ao direito internacional, à Carta das Nações Unidas e à soberania da Venezuela. E destacaram que tais ações constituem um precedente extremamente perigoso para a paz e a segurança regionais e para a ordem internacional", destacou o Planalto, em nota.
Durante a ligação, Lula e Petro saudaram o anúncio feito pelo presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Jorge Rodríguez, sobre a liberação de presos nacionais e estrangeiros que estavam detidos no país.
O presidente Lula informou a Petro que, a pedido da Venezuela, determinou o envio de 40 toneladas de insumos e medicamentos, de um total de 300 toneladas já arrecadadas, para reabastecer o estoque de produtos e soluções para diálise que estavam em um centro de abastecimento atingido pelos bombardeios dos EUA no sábado.
Brasil e Colômbia compartilham as maiores fronteiras terrestres com a Venezuela, com mais de 2 mil quilômetros de extensão cada uma.
O líder colombiano conversou na quarta-feira (07) com o presidente dos EUA, Donald Trump, após ameaças e acusações sem provas que o norte-americano fez a Petro.
Últimas notícias
São Paulo anuncia renovação de contrato de Ryan Francisco
AO VIVO - NN Play e NN FM transmitem ASA x CSA, no Fumeirão, em Arapiraca
MPF recomenda ao Estado e à Sesau a regularização imediata de repasses do Programa Mais Saúde Especialidades ao Hospital Chama, em Arapiraca
Corinthians acerta retorno de Matheus Pereira após quase 10 anos
Foragido da Justiça de Santa Catarina por homicídio é preso em Maceió
Jovem morre afogado em lagoa na zona rural de Igreja Nova
Justiça de Alagoas determina que cinco coronéis aposentados da PMAL voltem à ativa
Conselheiros do São Paulo aprovam impeachment de Julio Casares