Fiocruz conduzirá estudo com injeção contra HIV em sete cidades
Será usada a vacina lenacapavir, da fabricante Gilead Sciences
Por Agência Brasil
17 de Janeiro de 2026 às 07:09
Imagem: Rodrigo Méxas/Fiocruz
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) irá iniciar um estudo para subsidiar a avaliação da incorporação de injeção semestral de prevenção ao HIV ao Sistema Único de Saúde (SUS). A informação foi confirmada pela Fiocruz nesta sexta-feira (16). Será usada a vacina lenacapavir, da fabricante Gilead Sciences.
A escolha do lenacapavir para prevenção do HIV-1, como profilaxia pré-exposição (PrEP) foi aprovada na segunda-feira (12) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O fármaco tem alta eficácia contra o vírus e, como injeção subcutânea, precisa ser administrado a cada seis meses.
A indicação da medicação, de acordo com a Anvisa, é para adultos e adolescentes a partir de 12 anos, com peso mínimo de 35 quilogramas, que estejam sob risco de contrair o vírus. Antes de iniciar o tratamento, é obrigatório realizar teste com resultado negativo para HIV-1.
O estudo conduzido pela Fiocruz, chamado ImPrEP LEN Brasil, será voltado a homens gays e bissexuais, pessoas não binárias identificadas como do sexo masculino ao nascer e pessoas transgênero, de 16 a 30 anos.
O medicamento será disponibilizado em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Salvador, Florianópolis, Manaus, Campinas (SP) e Nova Iguaçu (RJ).
A Fiocruz confirmou que as doses já foram disponibilizadas pela Gilead Sciences e que o início das aplicações depende da chegada ao Brasil de agulhas específicas ao país.
Últimas notícias
São Paulo anuncia renovação de contrato de Ryan Francisco
AO VIVO - NN Play e NN FM transmitem ASA x CSA, no Fumeirão, em Arapiraca
MPF recomenda ao Estado e à Sesau a regularização imediata de repasses do Programa Mais Saúde Especialidades ao Hospital Chama, em Arapiraca
Corinthians acerta retorno de Matheus Pereira após quase 10 anos
Foragido da Justiça de Santa Catarina por homicídio é preso em Maceió
Jovem morre afogado em lagoa na zona rural de Igreja Nova
Justiça de Alagoas determina que cinco coronéis aposentados da PMAL voltem à ativa
Conselheiros do São Paulo aprovam impeachment de Julio Casares