STF marca para 25 de fevereiro julgamento sobre penduricalhos
Flávio Dino mandou suspender pagamentos ilegais nos Três Poderes
Por Agência Brasil
06 de Fevereiro de 2026 às 07:48
Imagem: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil/Arquivo
O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para o dia 25 de fevereiro o julgamento definitivo da decisão do ministro Flávio Dino que suspendeu o pagamento dos penduricalhos ilegais no Três Poderes.
Mais cedo, Dino concedeu liminar para determinar que as verbas indenizatórias sem base legal devem ser suspensas no prazo de 60 dias. A votação dos demais ministros da Corte ocorrerá durante sessão presencial.
Os chamados penduricalhos são benefícios concedidos a servidores públicos e que não cumprem o teto remuneratório constitucional, de R$ 46,3 mil, valor equivalente ao salário dos ministros do STF.
Na decisão, Flávio Dino afirmou que há um “fenômeno da multiplicação anômala” de verbas indenizatórias incompatíveis com a Constituição. O ministro citou o pagamento de “auxílio-peru” e “auxílio-panetone” (benefícios extras de fim de ano) como exemplos de ilegalidade.
A suspensão deve ser cumprida em todo o país e vale para o Judiciário, Executivo e Legislativo federais, estaduais e municipais.
Últimas notícias
Copa: Iraque pode usar rota alternativa para disputar repescagem
Dois suspeitos de envolvimento na morte de cabeleireiro em Novo Lino são presos em Campestre
Cadastro de vendedores ambulantes para espetáculo da Paixão de Cristo, em Arapiraca, terá início na segunda (16)
EUA avalia reincluir Alexandre de Moraes na Magnitsky
Carga irregular de flores avaliada em R$ 104 mil é flagrada em Maceió
Comerciantes que vendem produtos no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, precisam realizar cadastramento
Câmara aprova uso de spray de pimenta por mulheres para defesa pessoal
Agente de saúde que estava desaparecido é encontrado morto, em Flexeiras