Quem pretende ir a uma agência dos Correios ou a agências bancárias na semana que vem ou acessar os serviços da empresa estatal por outros meios, como por telefone, neste período, deve se atentar aos horários de funcionamento durante o Carnaval.
Os Correios decidiram aderir ao ponto facultativo decretado pelo governo federal e não terão expediente durante os dias 16 e 17, segunda e terça-feira de Carnaval, respectivamente.
Na Quarta-Feira de Cinzas, dia 18, os serviços voltam ao normal em todos os canais e agências físicas, mas somente a partir das 12h.
Carnaval no Brasil
- A segunda e a terça de Carnaval não são feriados nacionais, embora o sistema bancário não tenha atendimento ao público.
- Para o governo federal, os dias são de ponto facultativo, com adoção variável no setor privado.
- A recomendação é de que os clientes utilizem os canais digitais dos bancos e dos Correios.
Para consultar endereços e horários de funcionamento de todas as agências dos Correios, é só
clicar aqui.Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias de todo o país também não abrirão na segunda e terça (16 e 17 de fevereiro). Isso significa que nesses dias não haverá compensações bancárias, o que inclui transferências como a feita pela TED. Mas o Pix “seguirá funcionando normalmente, 24 horas por dia, inclusive em feriados”.
Assim como os Correios, o atendimento presencial nos bancos será retomado a partir das 12h (horário de Brasília) do dia 18, “com encerramento no horário habitual de fechamento das agências”. Agências que tradicionalmente terminam o expediente antes das 15h terão o início dos trabalhos antecipado, garantindo o mínimo de três horas de atendimento presencial ao público.
A Febraban alerta ainda que boletos de cobrança e contas de consumo (como de água, energia e telefone) com vencimento nos dias de Carnaval poderão ser pagos, sem multa, no dia útil seguinte (18/2).
Já no caso dos tributos e impostos, caso vençam nos dias em que não há compensação bancária, é necessário que o pagamento seja antecipado para evitar a incidência de juros e multa.
“O sábado não é considerado dia útil e, por essa razão, não há liquidação financeira”, informou.