O Palmeiras, enfim, estreou o "modo Libertadores" e garantiu vaga nas oitavas de final com a goleada por 4 a 1 em cima do Junior Barranquilla, nesta quinta-feira (28), em casa. Econômico durante toda a fase de grupos, o time mostrou pela primeira vez nesta edição a postura impiedosa da era Abel Ferreira na competição.
Virou padrão nos últimos anos ver o Palmeiras golear adversários do continente, seja na sua arena ou como visitante. Só que isto não tinha ocorrido neste ano, com desempenho no mínimo irregular nos cinco primeiros jogos. Por isso, chegou à última partida ainda precisando de resultado para carimbar a classificação.
Apesar do placar amplo, não foi um jogo com domínio desde o início. Nos primeiros minutos, o Palmeiras teve dificuldades para ganhar duelos da equipe colombiana. Na primeira vez que conseguiu, chegou ao gol, em bela transição entre Emiliano Martínez, Flaco López e Arias.
O Verdão mostrou problemas defensivos, especialmente nas costas de Arthur no lado esquerdo no primeiro tempo, e a partir dali saiu a jogada do empate dos visitantes.
Mas diferente da derrota contra o Cerro Porteño, o time não sentiu o gol e mostrou o desempenho que a torcida está acostumada a ver contra adversários mais fracos na Libertadores, construindo uma avalanche de chances.
Diante dos encaixes individuais do Junior Barranquilla, o Palmeiras mostrou mobilidade e repertório para abrir os caminhos e ir para o intervalo já com 3 a 1 no placar.
Convocado pela Argentina para a Copa do Mundo minutos antes de a bola rolar, Flaco López foi o dono do jogo, com duas assistências e a participação em outro gol antes do intervalo. Arias marcou duas vezes e voltou a ter uma boa atuação depois de desempenho apagado recentemente.
Embora as estatísticas indiquem um jogo equilibrado (16 finalizações para o Palmeiras e outras 16 para o Junior Barranquilla), 50% de posse para cada um, o Verdão deu um banho de efetividade. Foram dez finalizações no alvo, contra apenas duas do adversário.
A goleada, merecida, dá mais confiança para o mata-mata, ainda que o time tenha avançado em segundo lugar. Mas, principalmente, ratifica a recuperação que começou a ser construída com a vitória por 3 a 0 sobre o Flamengo, no Maracanã.