Arapiraca será a próxima cidade a receber o projeto Cultura Viva Alagoas: Tecendo Redes e Fortalecendo Identidade, iniciativa que busca valorizar a cultura popular e fortalecer a atuação dos fazedores de cultura em diferentes regiões do estado. O projeto já passou por Santana do Ipanema, Japaratinga e São José da Laje e, agora, chega à capital do Agreste alagoano.
Promovido pela Associação dos Folguedos Populares de Alagoas (Asfopal), o projeto oferece atividades gratuitas voltadas à capacitação e à valorização das manifestações culturais tradicionais. Em Arapiraca, a programação inclui oficinas de cultura popular e identidade, com atividades relacionadas ao coco de roda e à estaladeira de fumo, uma vertente ligada ao coco de roda.
Também será realizada uma capacitação sobre elaboração, gestão e captação de recursos para projetos culturais, destinada aos fazedores de cultura de Arapiraca e de outros municípios da região do Agreste.
As atividades começam na sexta-feira (4), com oficinas realizadas das 9h às 11h e das 14h às 16h, na Escola Estadual Aurino Maciel, no bairro Capiatã.
Já no sábado (5), das 8h30 às 14h, será realizada a capacitação com a palestrante Iranei Barreto, no Memorial da Mulher, localizado na Rua Governador Luiz Cavalcante, nº 40, no bairro Alto do Cruzeiro.
Segundo o presidente da Asfopal, Ivan Bassand, a realização do projeto em diferentes regiões do estado tem possibilitado que os fazedores de cultura tenham acesso a conhecimentos importantes para fortalecer suas atividades.
“Tem sido muito gratificante poder levar um projeto como esse para diversas cidades da nossa Alagoas. É incrível vermos tantos fazedores de cultura tendo a oportunidade de se capacitar e, mais ainda, poder levar os mestres para dentro das salas de aula e apresentá-los para as novas gerações. Agora que estamos chegando a uma região tão forte, na capital do Agreste, essa satisfação aumenta e também o dever de, mais uma vez, fortalecer nossa tão amada cultura popular e seus fazedores”, destacou.
Ainda de acordo com Bassand, outro objetivo do projeto é aproximar os mestres da cultura popular das novas gerações. Para isso, a programação conta com a participação de um mestre de folguedo da própria região, permitindo que estudantes tenham contato direto com manifestações culturais que, muitas vezes, ainda não conhecem.
A iniciativa busca, dessa forma, não apenas preservar as tradições existentes, mas também estimular o surgimento de novos mestres e a continuidade dos folguedos populares em Alagoas.
Toda a programação é gratuita e não é necessário realizar inscrição antecipada. Os interessados poderão se inscrever diretamente no local das atividades.