29.2 C
Arapiraca
Segunda-feira, 6 Maio, 2024

Idoso que vivia sozinho e abandonado é resgato no Vale do Reginaldo em Maceió

Um idoso abandonado foi resgato na quarta-feira (11/01), no Vale do Reginaldo, no bairro Jacintinho, em Maceió. De acordo com as denúncia, o homem aparentava problemas mentais e morava sozinho em uma residência sem condições dignas de sobrevivência.

Policiais Militares da Base Comunitária do Jacintinho e do Corpo de Bombeiros foram verificar o relato recebido pelo Disque-Denúncia, e ao chegarem ao local, as equipes constataram o fato e verificaram que o homem estava deitado em um colchão na sala e se alimentava graças aos vizinhos, que sempre enviavam refeições. Diante do total abandono, as equipes do Creas estão tentando localizar familiares do idoso e enquanto isso, ele será levado para uma casa de acolhimento.

Segundo o chefe de Articulação de Polícia Comunitária, tenente Alex Acioli, em dois dias de operação foram verificadas 47 denúncias de maus-tratos a idosos, todas recebidas pelo Disque-Denuncia, da Secretaria da Segurança Pública.

“A Operação Pessoa Idosa Protegida foi uma ação de extrema relevância para a Segurança Pública de Alagoas, visto que demonstra o desenvolvimento de políticas de segurança e as ações estratégicas da SSP, com o objetivo de prevenir e reprimir de forma qualificada a violência contra os grupos vulneráveis, especialmente, as pessoas idosas que sofrem com as mais diversas formas de violência”, afirmou.

Ele também destacou que ao longo de 2022 o programa Idoso Protegido recepcionou mais de 300 denúncias registradas no Disque 181, que versavam sobre violência contra os idosos. Mais de 90% das denúncias foram acompanhadas pela Polícia Militar, através das Bases Comunitárias, que realizaram as visitas comunitárias, encaminhamentos e resgates com o apoio do Creas e do Corpo de Bombeiros Militar.

“Os tipos de violência mais verificados no ano de 2022, foram negligência, abandono e violência patrimonial. Os bairros de Maceió que mais apontam denúncias de violência foram o Vergel do Lago, Benedito Bentes e Clima Bom. Além do encaminhamento ao Creas, que faz o acompanhamento dos idosos, os casos mais complexos são encaminhados para o Ministério Público, garantindo assim a aplicação de políticas de segurança para esta população”, completou.

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Exército israelense começa evacuação de zona de Rafah, no sul de Gaza

O exército israelense ordenou, nesta segunda-feira (6), a evacuação...

Pelo menos 3,5 mil animais ilhados pela chuva foram resgatados no RS

As equipes do Poder Público e de voluntários resgataram...