20.3 C
Arapiraca
Terça-feira, 23 Julho, 2024

Presídios de Maceió e do Agreste terão exercício simulado de fugas nesta quinta (01/12)

Equipes das Secretarias de Estado da Segurança Pública (SSP) e de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) irão realizar um exercício simulado dentro do Sistema Prisional de Alagoas, entre a noite desta quinta-feira (01/12) e a madrugada de sexta (02/12). A simulação é uma das atividades do 5º Estágio de Plano de Defesa, que visa ajudar no combate a ações consideradas de alta complexidade, principalmente que possam acontecer em presídios.

A capacitação começou na última segunda-feira (28/11) e conta com 28 discentes, sendo 15 policiais penais, nove militares, um policial civil e três rodoviários federais. Os alunos estão recebendo instruções desde Noções de Gerenciamento de Crises, histórico de assalto a bancos, tentativas e fugas de presídios, rebeliões e, confeccionarão, em metodologia própria, o Plano de Defesa que será desempenhado nas simulações junto com a tropa.

Para o chefe especial de Inteligência da SSP, major Raumário Gerônimo, o Plano de Defesa é uma estratégia multidisciplinar que poderá atender diversas ocorrências ou incidentes críticos de forma objetiva. “Plano de Defesa é composto por diversos protocolos objetivos que visam tornar claras as decisões a serem tomadas no momento de uma crise complexa e dinâmica. Dentre as ocorrências ou incidentes que poderão ser atendidos com o acionamento do Plano de Defesa, podemos citar o domínio de cidade ou ‘Novo Cangaço’, atentado terrorista e o resgate ou fuga de presos”, afirmou ele reforçando que o plano pode ser adaptado às diversas situações por se tratar de uma estratégia modular.

De forma simultânea, o exercício prático controlado acontecerá em Maceió e Girau do Ponciano. Na capital, haverá a simulação de fuga de reeducando no Presídio Baldomero Cavalcante. Já no Presídio do Agreste, será feita uma simulação de resgate de reeducando. Ambas as ações estão previstas para começar a partir de 23h de quinta e devem se estender até as primeiras horas da sexta. Vale salientar para a população que poderão ser ouvidos barulhos, como explosões de bombas e disparos de arma de fogo, mas tudo de forma coordenada e como parte do treinamento, além de forte movimentação policial.

A dinâmica foi pensada visando capacitar de forma técnica todos os integrantes das forças de segurança e órgãos afins do estado. O Plano de Defesa será documentado para que em caso de necessidade, seja acionado e consiga direcionar passo a passo todas as ações que devem ser executadas pelos atores envolvidos. “Que esse seja um trabalho contínuo, para que a Segurança Pública e o Sistema Prisional atuem unidos para garantir a tranquilidade dos alagoanos”, disse o secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva. Estágios como o que acontecerá já ocorreram em Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Penedo, Coruripe, Delmiro Gouveia, Maragogi, Japaratinga e Porto Calvo.