29.6 C
Arapiraca
Domingo, 19 Janeiro, 2025

Supremo valida estatuto dos guardas municipais

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu validar a lei que criou o Estatuto Geral das Guardas Municipais. A norma entrou em vigor em 2014 e foi sancionada pela então presidente Dilma Rousseff para estabelecer normas gerais para as guardas municipais de todo o país.

A lei foi questionada no Supremo pela Associação Nacional dos Agentes de Trânsito no Brasil (AGTBrasil). Entre os pontos questionados, a associação pediu a suspensão do trecho que concedeu aos guardas a competência de fiscalização de trânsito.

A unanimidade na votação foi formada a partir do voto do relator, ministro Gilmar Mendes. Para o ministro, os guardas podem fazer a fiscalização de trânsito nos municípios.

“A Lei Federal 13.022/2014, ao dispor sobre o Estatuto das Guardas Municipais, constitui norma geral, de competência da União, sendo legítimo o exercício, pelas guardas municipais, do poder de polícia de trânsito, se assim prever a legislação municipal’, escreveu o ministro.

O julgamento ocorreu no plenário virtual, modalidade na qual os ministros inserem os votos no sistema e não há deliberação presencial. O julgamento foi finalizado no dia 30 de junho, e o resultado foi divulgado nessa terça-feira (11/07).

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Milei culpa ‘regime Lula’ por ausência de Bolsonaro em posse de Trump

O presidente da Argentina, Javier Milei, lamentou em declaração...

Bia Haddad e Laura Siegemund avançam no torneio de duplas no Australian Open

Bia Haddad e Laura Siegemund vão à terceira fase...

Primeiros caminhões de ajuda humanitária entram em Gaza após cessar-fogo, afirma ONU

Caminhões carregando ajuda humanitária entraram em Gaza neste domingo...

TikTok sai do ar nos EUA após decisão da Suprema Corte

No último sábado (18), o TikTok deixou de operar...